domingo, 29 de novembro de 2009

Tradição religiosa: Festa da Penha



Na Paraíba, há 246 anos aconteceu a primeira romaria realizada pelos devotos de Nossa Senhora da Penha e de lá para cá tem aumentado o número de fiéis que acompanham em procissão o retorno da sua imagem para o altar no Santuário localizado na Praia que leva o seu nome. Este evento passou, mais recentemente, a ocorrer sempre no último final de semana do mês de novembro.
O Santuário de Nossa da Penha fica localizado no litoral sul da cidade de João Pessoa, de onde a imagem da Santa é levada em carreata para a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no fim da tarde do sábado, local de onde retorna seguida de uma procissão com milhares de pessoas já no final da noite, por um percurso de cerca de 14 km. Durante o trajeto ocorrem algumas paradas em pontos tradicionais, como na Santinha – uma esquina, no Bairro da Torre, na qual encontra-se uma imagem da santa permanentemente. Outra parada, onde é celebrada uma missa, é feita na Praça da Paz, no bairro dos Bancários. A procissão cruza outros bairros até chegar ao seu destino final, por volta das 4 horas da madrugada seguinte. São mais de seis horas de caminhada, com pessoas de todas as idades, muitas delas doentes em busca de cura, outras pedindo socorro dos mais diversos tipos e muitas participam para agradecer pelas graças alcançadas.
Eu estive lá ontem durante a adoração e pude acompanhar boa parte da carreata que conduzia a imagem de Nossa Senhora da Penha, infelizmente não pude participar da procissão. Uma grande emoção toma conta das pessoas e só a fé religiosa para explicar tudo isso. Fiz algumas fotos para ilustrar este post. Quem sabe no próximo ano terei a oportunidade de voltar ao santuário seguindo a procissão santa? Foi o que eu pedi. Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: