sábado, 7 de novembro de 2009

Construindo Gigantes

O homem está sempre procurando a superação quando apresenta os seus gigantescos monumentos ao redor do mundo. Até pouco tempo atrás pouca gente tinha acesso a este tipo de conhecimento, crescemos sabendo que o Maracanã era considerado o maior estádio de futebol do mundo com capacidade para 92.000 pessoas - hoje, o maior estádio do mundo chama-se Rugrado May Day e está localizado na Coréia do Norte, com capacidade para 150.000 pessoas; o Empite State Building, maior edifício do mundo com seus 381 metros de altura - que também já perdeu esta condição de ser o maior do mundo, só para citar algumas obras de alvenaria e pedra.
Com o advento e popularização da Internet é possível em pouco tempo de pesquisa conhecer outros centos (quase um trocadilho) feitos colossais do homem moderno. Como o maior avião, que pode transpostar de uma única vez cerca de 800 pessoas; navios gigantescos que mais se assemelham a pequenas cidades pela sua capacidade de transporte, entretenimentos e infraestrutura ali disponíveis - atualmente está sendo construído um navio dotado de pista de pouso para aviões particulares e comerciais de até 40 passageiros, cujo comprimento ultrapassa os 1100 metros (mais de 1 km!), imaginem só o tamanho dessa criança... serão preciso mais de 15 mil pessoas para operacionalizar essa "máquina" que irá oferecer, dentre outras coisitas: centros comerciais, um hospital completo e até faculdades, além da marinas para guardar os iates dos passageiros e hangares para pequenos aviões... uma verdadeira cidade flutuante, com cerca de 12 mil residentes (que serão os donos dos seus pedaços) e lugares para passageiros turistas. Dá para acreditar num projeto desse?!
Voltando para a terra firme, destacamos o maior hotel que está localizado, em Dubai - na verdade não é bem terra firme... mas acreditem, está sendo construída pelo homem. Tem ainda muitos outros gigantes que poderíamos destacar aqui; porém todos têm muito em comum... não foram feitos para pessoas comuns, para os pobres mortais que ficam navegando pela internet escrevendo ou lendo os blogs!
Como estas obras faraônicas, feitas pelos homens, também estão relacionadas grandes descobertas no campo das ciências e a medicina tem emplacada grandes conquistas na sua luta pela "preservação" da vida ou pela qualidade de vida às pessoas, garantindo que passemos desta para outra vida com dignidade e sem sofrimento - pelo menos é isso que esperamos quando ficamos diante de novas descobertas, de curas para determinadas doenças e até antever doenças evitando o seu surgimento ao longo da nossa jornada. Porém, da mesma forma que o carro de luxo chegará nas mãos do assalariado (quando já estiver desgastado pelo uso) assim são os recursos dos grandes centros curadores do mundo. São alcançados por poucos mortais. É como se fossem para os intocáveis.
Falo disso para dar testemunho próprio dessas situações que para muitos são corriqueiras, mas para a grande maioria é de vital importância. Sinceramente eu gostaria muito que a realidade fosse bem diferente, quisera que o acesso aos serviços sofistificados de saúde fosse de forma "ampla, geral e irrestrita" (fazendo uso do lema usado na transição de governo no Brasil, para falar da anistia aos exilados políticos), garantindo que todo brasileiro (pagadores de impostos de todos os tipos) pudesse chegar a um atendimento médico com dignidade e respeito.
Quisera poder relacionar obras gigantes que fossem dirigidas para a maioria da população; hospitais públicos com maior número de leitos e de equipamentos de ponta, como tomógrafos e tantos outros que auxiliam no diagnóstico, tratamento e cura de diversas enfermidades de qualquer pessoa, sejam intocáveis ou outra qualquer; escolas públicas com período integral cuidando da formação de todos os jovens, desde a sua infância, e assim vai. Faltam-nos muito ainda nessas gigantescas obras inacabadas do homem.
A todo instante agradeço a Deus por tudo aquilo que tem me permitido, agradeço pelo meu tratamento médico, pelo acesso aos serviços e pela superação das dificuldades - que foram poucas, considerando a realidade de muita gente. Obrigado meu Deus pela minha vida e que as minhas obras sejam do tamanho suficiente para a edificação da humanidade, que ela (a minha obra) seja apenas um tijolo, mas que este não falte nessa construção.
Concluo este blog, reeditando uma frase minha: "Que um pedaço meu fique entre todos, assim estarei (mais) feliz." Edson Leite.

Nenhum comentário: