segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Obras humanitárias

E o que dizer das obras espirituais dos homens de hoje? Elas existem? Estão dando conta da receita, ou seja atigem os mais necessitados? Graças a Deus que estas obras existem ao redor do mundo e muitas nem aparecem, não são vistas tamanha a sua simplicidade. Várias são as organizações não-governamentais, conhecidas por ONG, ou mesmo entidades com outras pernalidades jurídicas, como as Fundações, que estão voltadas para prestar ajuda das mais diversas formas às pessoas excluídas ou mesmo com poucos recursos financeiros para acesso a serviços de saúde, sociais, jurídicos e de outra natureza.
São creches mantidas pela iniciativa de uma pessoa ou de grupos; são casas de apoio a pessoas que necessitam sair dos seus domicilios para se tratar em outra cidade; são asilos para idosos e enfermos, enfim uma gama de empreendimentos que eu diria ser de muita importância, grandes obras humanitárias.
Estas obras não são feitas só pedra e cal, tem muito mais que isso. Possui um elemento muito forte para a sua construção: amor fraterno! O amor incondicional pela pessoa humana, pelo reconhecimento do seu sofrimento e da convicção de que serão auxiliadas no momento da necessidade. Acima da caridade está o respeito com que devem ser tratadas, garantindo-lhe a sua dignidade pessoal.
Muitas dessas obras humanitárias são carentes de recursos de toda ordem; sobrevivem graças a coragem dos mais persistentes e afetuosos. É preciso acreditar e confiar, bem como a participação direta de mais pessoas, para fazer valer a premissa de que a união faz a força.
Procure uma dessas entidades, olhe em sua volta, quem sabe tem alguma bem perto de você, esperando por um gesto seu, por uma iniciativa sua. Cuide, porém, de certificar-se da idoneidade da instituição - lembre-se que existem muitos lobos em pele de cordeiro! Mas, isso não deve ser impecilho capaz de afastar você, o importante é ter a certeza de que estão fazendo a coisa certa com os recursos que estão recebendo.
Lembrar também que nem sempre basta ou é necessária a colaboração financeira, há entidades que necessitam de pessoas para o trabalho voluntário e ai não há como ser enganado, você estará fazendo parte da construção dessa obra.
Eu tenho uma confissão a fazer, lamento muito e peço perdão a Deus por ter perdido tanto tempo da minha vida com coisas outras que nem me dei conta de como poderia ter sido mais útil nessa história toda. Quiçá este texto, seja uma sementinha plantada no coração de quem o está lendo e que esta sementinha, por está sendo semeada em terreno fértil, germine e frutique de forma perene. Amém! Fiquem com Deus.

Nenhum comentário: