domingo, 15 de novembro de 2009

Estou bem, obrigado!

O meu blog ultimamente tem assumido, sem nenhuma pretensão, um caráter diferente de um diário pessoal. É que os fatos recentes da minha vida, do meu tratamento, tiveram desdobramentos e estavam ainda em fase de alguns encaminhamentos. Mas, retomo nesse momento para a manutenção de um perfil mais pessoal. O nascimento do blog se confunde com o meu renascimento, aconteceram na mesma época e guardam entre si dois meses de diferença. Nesta semana este blog completará o seu primeiro ano.
Como disse acima o meu tratamento teve desdobramento importante que, de certa forma, trouxe inquietude e um pouco de preocupação para mim. O último PET - tomografia por emissão de pósitrons - deixou evidente o comprometimento de dois outros segmentos do fígado, confirmou novamente o nódulo na tireóide e sinalizou para pequenos nódulos nos pulmões.
Costumo dizer que para um bom entendedor meia palavra basta... e foi essa meia palavra, dita pelo meu oncologista, quando encaminhou-me novamente para um cirurgião geral dando conta de que os tumores pareciam estar ganhando resistência à quimioterapia o suficiente para cair a ficha novamente para a realidade do meu caso. É a minha vida que está sendo tratada, não é um enxerto de pele, uma necessidade de fazer um tratamento de canal para não perder um dente ou uma colocação de uma prótese estética qualquer.
Somos os únicos animais dotados de consciência e podemos perceber e extrair conhecimentos do que se passa ao nosso redor. E dentre nós, há aqueles que percebem as coisas de forma mais célere que outros, não que estes sejam menos capacitados, talvez seja por vontade própria para evitar o sofrimento quando chegamos a saber de algo que não nos faz gosto. Posso dizer que estou dentro do grupo que prefere a verdade, mesmo que esta faça doer!
Quando me perguntam como estou passando, continuo respondendo: Estou bem, obrigado! Porque é verdade, continuo sentindo-me bem a cada instante. A cada novidade que chega, porque logo ela passa e deixa de ser novidade para dar lugar a outro fato novo. Nada nesta vida é duradouro. Entretanto, um minuto pode parecer uma eternidade quando estamos angustiados e pode ser ainda mais desgastante para o nosso organismo alimentar o relógio da eternidade.
Se é verdade que o câncer parece está ficando resistente, é verdade também a minha resistência física aos danos que ele está me causando, dentro de mim. Que fique ali dentro, não permitirei a sua exteriorização. É o que ganhando de Deus, o conforto e a esperança de que tudo irá acabar bem... O acabar bem é relativo e devemos ter a consciência disso. O que é afinal o significado dessa expressão que costumamos dizer ou ouvir tanto?
Acredito que qualquer doença tem o poder de mexer com as pessoas, seja o paciente ou seu(s) acompanhante(s), alterar o seu metabolismo e este alterado contribui para o avanço de certas doenças a que estamos suscetíveis - são esses riscos a que estamos expostos pelo simples fato da nossa existência. Ninguém veio imune ao fim da vida, chegaremos lá num dia qualquer - uns mais cedo que outros, mas todos nós chegaremos lá. O que importa é como tratar isso, como encarar um fato que é real e principalmente, quando por instinto, julgamos que está ficando próximo demais.
Uma das coisas que precisamos assimilar é que estamos esgotando as possibilidades, estamos tentando com os meios disponíveis - e até com os meios que a providência divina tem feito. Recordo-me das palavras da médica num Hospital do Câncer em Natal-RN, ao ver os meus exames e saber do tratamento a que vinha sendo submetido, foi taxativa: "se o senhor não tivesse feito essas quimios, talvez o senhor não estivesse mais aqui hoje." Importante o que ela disse e serve para uma reflexão acerca da quimioterapia, é um tratamento que deve ser encarado sem medo para vencer todas as reações; mesmo que ao final você escute do seu médico que ela não está fazendo o efeito esperado... Ora, durante todo o tratamento pedimos que ela acabe logo... e agora, parece que queremos que ela aja dentro de nós! Parece um contracenso, não estamos sabendo o que queremos?
Eu respondo por mim. Os meus pedidos constantes a Deus têm sido pela sua misericórdia, pela sua orientação direta aos médicos que estão me acompanhando. A todo momento agradeço pelo dia vencido, afinal a sua obra ainda não acabou. Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: