domingo, 15 de novembro de 2009

Proclamação da República


O dia 15 de novembro entrou no calendário cívico do nosso país como um marco divisor político, no ano de 1889. Naquele dia a bravura de um Marechal, chamado de Deodoro da Fonseca, foi o responsável pela criação da República do Brasil. De lá para cá muita coisa mudou. Será mesmo?!
O país passou da condição de Império para ver surgir uma República Federativa... em busca de acabar com os vícios administrados pela corte do imperador. Será que a corte de fato acabou? Será que todos os reis ficaram mesmo no passado? Reconheço que houve avanço significativo na vida da maioria, a ponto de afirmar que não fosse aquele ato eu não estaria aqui dando a minha opinião acerca do continuismo de certas condições de vida de algumas pessoas.
Se não vejamos: os grandes latifúndios continuam existindo... grandes criadores de gado consumindo a mata para transformar em pastos... concentração de riqueza material nas mãos da minoria da população... e por ai vai!
Hoje vasculhei a internet em busca de algum matéria sobre esta data de hoje, fiquei pasmo. Não encontrei nada, nenhuma linha escrita - pode até ter sido publicado algo por aí, mas não encontrei nada. Claro que para pesquisas acadêmicas sobre o fato em si tem muitos sites com diversos conteúdos, mas com a data de hoje não vi nada.
Acabei de encontrar alguma coisa publicada recentemente, foi no último dia 13, uma mulher postou num blog alegando que "um tal Marechal Deodoro da Fonseca deu um golpe militar pacífico e depôs o Imperador Dom Pedro I." Respeito a visão de cada um, mas discordo da forma como está colocada a opinião dessa internauta. A começar pela expressão que me parece um modo chulo de tratamento "um tal" - usado muitas vezes com desdém ou ironia, quando o feito eleva a pessoa do Deodoro a uma posição de respeito entre os seus pares e perante o resto do povo brasileiro, ato digno de entrar para a posteridade como de fato entrou. Faz parte da História do Brasil e um povo é forte enquanto pode conhecer a sua história, a sua origem, para evitar ou corrigir os erros que foram praticados e perpetuar o que é de útil e bom para a nação.
A prática do civismo infelizmente continua associada ao regime militar... o povo teme expressar o amor que devemos ter pelos nossos símbolos.
Só para lembrar a todos, ressalto que a nossa bandeira nacional atual - que tanto é exigida durante as copas de futebol e nas vitórias nos esportes - é fruto daquele ato. Toda a simbologia ali existente decorre da mudança que ocorreu há 120 anos. Farei comentários no dia consagrado a esta flâmula maior de uma nação. Aguardem.
Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: