quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Bandeira Nacional

Em muitas comemorações esportivas e principalmente durante a realização de copa do mundo o povo brasileiro recorda que tem uma bandeira nacional. Ai ele se torna um cidadão cuidador da pátria, demonstrando todo o seu amor pelo país. Mas se ao longo do ano alguém lhe perguntar as cores da bandeira, hesitará em responder - poucos são os que praticam o civismo de forma ampla. Hoje, por exemplo, somente os quartéis cuidaram com mais carinho desse símbolo nacional - nem sei se nas escolas existem mastros para serem hasteadas solenemente.
Poucos lembram que hoje é o Dia da Bandeira, menos ainda imaginam a razão de ser desta data. Pois bem, para estas pessoas mais esquecidas direi que o dia 19 de Novembro foi dedicado à comemoração desta Bandeira, com o formato e cores do jeito que conhecemos, em decorrência da proclamação da república - que ocorreu no dia 15. Antes de ser República, o Brasil era um Império e como tal tinha o seu símbolo, a sua bandeira que perdeu o sentido de ser diante da nova forma de governo, sendo subsituída pelo modelo atual, cujo traçado e cor tem, cada um, o seu significado.
Destaco um fato curioso nessa transição de regime de governo, com o advento da República (dia 15) o país precisava de uma nova bandeira que foi providenciada imediatamente, mas que ficou pronta somente quatro dias depois - dia 19. O fato curioso é que nesses quatro dias ficamos sem nenhuma bandeira - a do Império não poderia ser mais ostentada e faltava a bandeira nova para substituí-la.
Agora peço que respondam a enquete que trata da cor das letras da frase "Ordem e Progresso" que encontramos na nossa Bandeira Nacional. Fica a pergunta: qual é a cor das letras da frase Ordem e Progresso? Participe da enquete e prove que você é mesmo um brasileiro conhecedor dos seus símbolos.

Nenhum comentário: