quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Câncer de Pulmão

"Exame de urina ajuda a identificar fumantes sob risco de câncer pulmonar

Um simples teste de urina pode indicar quais são os fumantes sob maior risco de desenvolver câncer de pulmão, diz o Dr. Jian-Min Yuan, da universidade de Minnesota (Estados Unidos). Embora o tabagismo pesado seja um importante fator de risco para o câncer de pulmão, sabemos que apenas um entre cada 10 indivíduos tabagistas severos desenvolvem a doença. Um total de 18.244 homens da cidade de Shangai (com idades entre 45 e 64 anos), foram avaliados entre 1986 e 1989. Um outro grupo de 63.257 homens de Singapura (com idades entre 45 e 74 anos), também foram avaliados e incluídos no mesmo estudo, entre os anos de 1993 e 1999. No início do estudo, amostras de urina e de sangue foram coletadas e estocadas. Durante o acompanhamento, 246 indivíduos pertencentes a estes dois grupos desenvolveram câncer de pulmão. Os dados e exames destes indivíduos foram comparados com um grupo de 245 indivíduos que não desenvolveram câncer de pulmão (grupo de controles). Nas amostras de urina foram pesquisadas a cotinina (um derivado na nicotina) e uma substância carcinogênica, chamada de NNAL (4-methylnitrosamino-1-3-pyridyl-1-butanol). Os pacientes que apresentavam níveis mais elevados de cotinina na urina (traduzindo tabagismo mais pesado) e da substância carcinogênica NNAL, quando comparados com aqueles portadores de níveis menores destas substâncias, apresentavam um risco de desenvolvimento de câncer de pulmão 5 a 8 vezes maior ao longo do tempo. Fonte:American Association for Cancer Research(2009)."

Fonte: http://www.portalsaude.org/
Escrito por Portal Saúde - Quinta-feira, 09 de julho de 2009.

A reportagem acima poderá despertar no fumante a necessidade de procurar um médico clínico geral para checar o nível dessas substâncias cancerígenas no seu organismo. O bom mesmo é deixar essa condição de fumante, abandonando definitivamente o hábito de fumar que já desagrada a um grande número de pessoas. Aos poucos muita gente está conseguindo deixar esse vício para trás.
Sei que para muitas pessoas não é fácil parar de fumar; porém, não é impossível para a maioria que hoje pode testemunhar que foi usuário de cigarro, uma droga perniciosa à saúde e que para muitos tinha toda uma simbologia, como status, liberdade e coisas assim.
Parar de fumar só depende de decisão, querer é poder! Há oito anos deixei e não sinto falta. Aliás, o cheiro tornou-se desagradável e repugnante. O segredo para deixar?! Nessa hora vale pensar como um ser materialista... lembrar que está "queimando" dinheiro vivo que poderia está sendo investido ou gastado com coisas duradouras... se não, pense na própria saúde. Argumento utilizado universalmente, na verdade o maior motivo para abandonar o vício do cigarro.
Desejo sorte a quem está nessa peleja e que a Luz Divina o ilumine no caminho da volta. Fiquem com Deus.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi painho! Muito válida a sua iniciativa. Alertar as pessoas no tocante aos malefícios do - hoje mal quisto - hábito de fumar! Parabéns por ter tido a força de vontade, mesmo que movido pela questão material. Esse detalhe não retira o seu mérito. Parabéns pela determinação, é por essa e outras que tanto o admiro!

te amo!
Beijos
priscila

Anônimo disse...

Ofereci o pensamento materialista como motivador para parar de fumar, mas claro que o principal a ser considerado são os maléficios que este vício acarreta na saúde de qualquer cristão. A pessoa fumante deve lembrar que o seu ato de fumar prejudica também a saúde das pessoas que estão ao seu lado. É uma questão de força de vontade mesmo, decisão e compromisso consigo mesmo. Vamos em frente, um dia a fumaça vai parar, os trens estão sendo substituídos por metrôs modernos (que não soltam fumaça). Edson