quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O que é a Quimioterapia?

Resolvi pesquisar mais sobre o assunto e encontrei um site muito interessante, colocar o link aqui corre o risco do site sair do ar e não termos acesso ao seu conteúdo. Em razão disso, copiei e colei todos os tópicos, informando a fonte.

Este é mais um passo definitivo para sua cura. O câncer é uma doença celular, e como tal, são as células doentes que deverão ser combatidas, em toda extensão do nosso corpo. A quimioterapia é abrangente e necessária, e será aplicada após avaliação de seu médico (ele a encaminhará para o oncologista clínico), para ser feita antes ou depois da sua cirurgia. Sua aplicação dependerá do tipo de tumor, seu estágio de desenvolvimento, presença de metástases, idade da paciente, seu estado físico, etc. O mais importante, mais uma vez, é a confiança necessária no médico indicado para fazer a quimioterapia em você. Ele saberá, sem dúvida, o melhor a ser feito, quais as drogas adequadas para o seu caso, e saberá ajudar você no transcorrer do tratamento. Muitas medicações novas estão no mercado, e ele estará bem informado para aplicá-las se necessário.

A quimio, conforme já falamos, atinge todas as células (inclusive as sadias). Isso faz com que aconteçam efeitos colaterais desagradáveis, que não ocorrem obrigatoriamente em todos ou em igual intensidade. Seu médico pode e deve orientá-la quanto a eles, assim como medicá-la adequadamente.

A duração do tratamento não é fixa. Há um planejamento por parte do médico, mas pode ser alterado em função de vários fatores, como por exemplo o resultado dos exames de sangue feitos por você após cada quimio. É importante que você entenda todos os passos a serem seguidos, para que o tratamento seja um sucesso.

Você receberá a quimio em um hospital ou clínica, num setor próprio para isso. Na maioria das vezes não há necessidade de internação e não é preciso levar roupas ou outros pertences. Informe-se da necessidade de agendá-la no setor e sua papelada de convênio. Se quiser, leve um acompanhante, você pode se sentir melhor com isso.

A quimio será ministrada em você dependendo do tipo escolhido pelo médico, podendo ser nas veias da mão ou do braço sadio, nos pés ou, no caso de ausência de veias, por um cateter (portcath). As funcionárias do setor são excelentes, sabem lidar conosco. Têm muita paciência na aplicação da quimio e o cateter só será instalado se extremamente necessário. A quimio também pode ser ministrada por via intramuscular nos braços, pernas ou nádegas; subcutânea, na região acima do músculo, nas nádegas, barriga, braços ou pernas: via oral, com comprimidos, cápsulas ou líquidos pela boca.

No caso da aplicação na veia, a mais comum em nossos casos, "prepare-as" apertando uma bolinha com a mão, e coloque sempre que possível bolsa de água quente nos dias entre as quimios. Na aplicação, procure ficar tranquila, com o braço bem posicionado e parado para não perder a veia. Você está em boas mãos e tudo correrá bem, mas caso você sinta QUALQUER desconforto ou alteração em seu corpo ou na veia (dor ou queimação), comunique imediatamente à equipe de enfermagem. Converse com seu médico, pois bolsas de água quente ou frias são precisas, assim como Hirudoid nas veias, quando chegar em casa.

Procure beber muito líquido quando tomar a quimio, e algumas vezes sua urina estará com a cor alterada. É normal, isso passará.Sabemos que a quimioterapia nos propicia a cura, que nos leva ao questionamento de nossos sentimentos, nos leva a necessitar de apoio físico também e, principalmente, nos leva a encontrar um jeito único de enfrentar mais esta fase. Converse sobre isso. Converse muito. Procure se possível, ajuda psicológica caso você ainda não tenha procurado. Nunca duvide, sobretudo, de seu empenho. Você conseguirá vencer. Sempre.

Queda dos cabelos

Ocorre porque as células responsáveis pelo seu crescimento também são afetadas. É desagradável, todas nós sabemos, mas é temporário. Muitas vezes durante o próprio tratamento podem voltar a crescer, assim como podem voltar a cair. Você pode ter uma perda total ou parcial deles, assim como pode ser tão amena que não é necessária tanta preocupação. Seu médico saberá informar aproximadamente, o que acontecerá com você. Você pode se preparar para a queda cortando os cabelos, caso você saiba de antemão que todos ou grande parte deles cairá. Pode aguardar e tentar obter algum abatimento no preço de uma peruca, oferecendo seus cabelos ao profissional (mas não se engane: pagam muito pouco por cabelos, e cobram muito para vendê-los nas perucas). Pode, também, simplesmente aguardar a queda como está. Bonés, chapéus, lenços, perucas sintéticas ou de cabelos naturais: faça sua opção.

Você também pode optar por assumir sua calvície. Essa é uma decisão sua, e merece ser respeitada e apoiada por todos. Você saberá o que é melhor, como será mais fácil ultrapassar este período... a queda ocorre em geral após a primeira quimio.

Depende das drogas que receberá e suas dosagens. Procure se preparar para ela, caso seja inevitável não pode tingir os cabelos durante o tratamento, e só voltará a colorí-los após liberação médica (aproximadamente 50 dias após a última quimio) assim que souber da doença, ou assim que possível, comece a passar Petróleo de Arnica no couro cabeludo, após lavar seus cabelos com shampoo de babosa, jaborandi ou outro fortalecedor capilar. Isso ajudará, e muito, seus cabelos a voltarem a crescer logo e mais fortes se você resolver usar peruca, procure com antecedência por preços, aspecto, assistência (o profissional deverá ensiná-la a cuidar dela na lavagem, secagem, etc.). aproveite e mostre à ele como é seu cabelo, o corte de sua preferência e tonalidade, pois assim pode ser feita uma peruca bem parecida com seu cabelo natural. As perucas hoje em dia estão excelentes.

Se alguém oferecer uma peruca a você, se ela couber e você a quiser, perfeito! Você pode reforçar seu tratamento usando a polpa da babosa no couro cabeludo por algumas horas. Sem dúvida, você ficará bem cabeluda. A babosa (grossa) é encontrada em alguns jardins e na feira.

Não esqueça que poderão cair os pelos pubianos, do corpo em geral, sobrancelhas e cílios. Eles voltarão ao normal também.

Náuseas e vômitos

A maior parte das pessoas apresentam náuseas, acompanhadas ou não por vômitos, principalmente no dia da aplicação ( podendo se prolongar por até 2 dias). Varia de pessoa para pessoa. Você será medicada para prevenir ou sanar esse problema, e caso ele persista mais do que o esperado, comunique ao seu médico.

Seguindo as orientações abaixo, você pode conseguir amenizar esses desagradáveis efeitos colaterais:


fazer várias refeições ao dia, em pequenas quantidades
ingerir alimentos de fácil digestão e evitar líquidos durante as refeições, esqueça frituras, doces e excesso de temperos
mastigue bem e coma devagar
prefira não comer comida muito quente
evite odores fortes (cigarros, frituras, perfume, etc.)
evite deitar-se logo após as refeições
vista roupas leves, fique em ambiente arejado
comer pipoca sem gordura pode também ajudar
não vá para a sessão de quimio em jejum, faça uma refeição leve

Fonte: http://www.cancerdemama.com.br/cui/cuiqui0.htm#Quimioterapia:

Leia mais sobre o assunto no site http://www.inca.gov.br/cancer/PDF/perguntas_qt.pdf

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Edson,
Tb estou passando por um quimioterapia, e é muito bom saber da experiencia de outras pessoas que passaram por esse desafio. Li que vc usou um produto chamado Petróleo de Arnica, mas liguei para algumas farmacias de manipulação aqui de Recife e ninguem sabia o que era. vc sabe de há outro nome para esse produto ou onde devo procurá-lo? Se vc souber, poderia me responder por e-mail?
Obrigado e abraços,
Daniel (dta01@hotmail.com)

Anônimo disse...

Olá, estou fazendo quimio devido a um cancer de mama. meu cabelo caiu na primeira quimio. Li que vc usou um produto chamado petroleo de arnica mas, aqui em Florianopolis nenhuma farmacia conhece este produto. poderia ter outro nome?
obrigada,
Tina, acorrea@univali.br

Sueli Coelho disse...

Olá, você menciona o produto Petroleo de Arnica, onde posso encontrar, sou de Sao Paulo e varias perfumarias e farmacias de manipulaçao desconhecem o produto. obrigada, Sueli. (sueli.coelho@uol.com.br)

Edson Leite disse...

Olá Pessoal,
Peço desculpas pela dúvida causada aos que leram esta postagem no tocante ao produto Petróleo de Arnica...
Esclareço que não usei nenhum produto no couro cabeludo, o texto da postagem - conforme consta na inicial foi copiado de um site, citei a fonte no final da postagem.
Na realidade usei e ainda uso Amorável Arnica (Gel para massagem) ou Solidago microgiosa, quando sinto algum incômodo muscular.
Desculpem-me pelo mau entendido, tenho evitado citar substâncias medicamentosas no meu blog e quando as cito é de forma aberta, apenas para jogo de palavras, nunca como recomendação para ser seguida. Obrigado.