sábado, 31 de julho de 2010

Novos termos

Nos últimos dois anos venho incorporando novas palavras, siglas e terminologias que nem imaginava existirem. Destaco alguns desses termos que passaram a ser corriqueiros para mim:
Carcinoma para referir-se ao tumor maligno ou câncer.
Papilar indica a presença de pequenas saliências na região do câncer.
A junção dessas duas palavras, acrescida de tireóide, vem formar a sigla CPT = carcinoma papilar da tireóide. Acho que agora posso dizer que tenho RG, CPF e CPT... 
Devo lembrar também de controlar o meu TG, depois de realizar o PCI, principalmente se foi usando o TSH recombinante. Isso mesmo, eu disse (escrevi) "recombinante" e não sei se é o que você pode estar pensando, pois esta palavra não foi encontrada no dicionário. Afora esse pequeno detalhe, você entendeu alguma coisa desse parágrafo? Se entendeu, das duas uma ou é médico ou é paciente do mesmo time. Traduzindo, periodicamente devo repetir exame para saber a quantidade de tireoglobulina no (meu)sangue. Agora que a minha tireóide teve as suas funções substituídas pela levotiroxina sódica produzida em laboratório, a medição do TG no sangue deve ser uma constante ou mesmo zero, não sei ainda dessa resposta (vou perguntar ao meu médico!).
Uma das minhas preocupações é evitar o desconforto de um estado de hipotireoidismo, pela falta de hormônios tireoideanos, visto que ingressei no grupo dos tireodectomizados. Com direito a carteirinha e tudo mais. É impossível viver, daqui para a frente, esquecendo dessas coisas, na minha próxima viagem não poderei esquecer de levar, além da escova de dentes, cuecas, o velho pente (31 anos comigo), tenho que lembrar de colocar na mala uma caixa de Puran T4... o primeiro ninguém esquece! Ao encerrar, não posso esquecer de desejar a você, meu querido leitor, para ficar na presença de Deus! Tenho dito. Amém.

PS: Escrevi esta postagem como terapia ocupacional, para que o tempo passe logo e chegue o dia de pegar o resultado dos exames de sangue! Será que estou ansioso?! Peço desculpas pelo besteirol!

Um comentário:

Unknown disse...

Ola Edson tenha um bom domingo e faça por esquecer o resultado do exame (eu sei que não é fácil)mas como o amigo sabe tudo é possivel,hehe.
Logo mais à tardinha se quizer aparecer,vai haver festa lá pelo meu sitio, tá convidado.
Eu comemoro dois anos de aniversário, já viu como sou jovem?
ABRAÇO