segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os Mercenários merecem um Não!

A reação das pessoas diante de determinados fatos tem demonstrado o quanto as coisas estão mudando ao longo dos últimos anos. Tolerância zero para absurdos antes ignorados faz com que o protagonista reveja a sua postura e volte atrás na besteira que cometeu, seja um ato ou uma palavra dita de forma inadequada. Temos visto sido testemunhas alvo de situações esdrúxulas, envolvendo personalidades artísticas e políticas. O mais recente foi protagonizado pelo ator de cinema Sylvester Stallone, na cerimônia de lançamento do seu mais novo filme, Os Mercenários, que teve algumas cenas rodadas na capital do Rio de Janeiro.
A cidade carioca e o povo brasileiro de um modo geral foi achincalhado gratuitamente. Stallone queria chamar a atenção para si e teceu comentários jocosos a respeito da forma como foi acolhido durante todo o tempo que durou a gravação das cenas aqui no Brasil. Diz um ditado que "cada um dar o que tem", claro que um tipo grosseirão, mal educado e insensível só pode retribuir gentileza com indelicadeza. A reação foi imediata e graças aos canais de comunicação atuais, envolvendo as redes sociais de relacionamento e a mídia de modo geral, provocaram o pedido de desculpas formal. O pedido de desculpas não apagam as palavras toscas que nos foram dirigidas.
Se percebemos alguma diferença no comportamento das pessoas de modo geral, também percebemos que estas mudanças estão longe ainda de uma verdadeira resposta quando fatos dessa natureza voltar a acontecer ou mesmo para corrigir outras distorções que continuam massacrando as pessoas, principalmente algumas de ordem econômica. Existem diversos instrumentos legais que podemos lançar mão para sairmos em defesa da comunidade. Um desses instrumentos chama-se boicote. Nesse caso específico do Stallone cairia bem que o povo brasileiro assumisse uma postura de boicote ao produto que deu origem a malfeito do americano. Poderíamos deixar o filme estrear com a casa vazia, seria uma boa resposta ao seu pedido de desculpas. Não podemos esquecer que estamos diante de um pessoa que é filho de um país campeão em retaliar as nações menos favorecidas espalhadas pelo mundo, acostumado ao desrespeito e sandinice.
O filme tem data de estreia para o próximo dia 13 de agosto, uma grande sorte a nossa se pudermos ver o resgate do carioca e do brasileiro nesse lamentável episódio, dando a resposta de forma civilizada e inteligente, deixando de ir ver o filme. Desde já providencie um compromisso para esta data, tem a praia, visita a um amigo ou simplesmente dar pipoca aos macacos. Se for ao cinema, prefira uma outra fita. Diga NÃO aos Mercenários, pelo respeito que devemos ter pelo nosso povo. Tenho dito, fique com Deus!

Nenhum comentário: