terça-feira, 27 de julho de 2010

Nova biópsia!

Acabei de receber o laudo com o resultado da biópsia realizada com o material da tireóide, na verdade o material era a tireóide em si. O diagnóstico confirma o resultado da punção, ou seja, "carcinoma papilífero da tireóide clásssica." Variou no tamanho, desta feita informa que media no máximo 4,5 mm no maior eixo e o lado bom é o fato de ter transposição de cápsula. Também não foram detectadas infiltrações linfáticas, vasculares e nem perineurais... creio que isso seja um bom sinal que confirma ser desnecessário fazer tratamento à base de iodo. Se eu devo agradecer a Deus pela possibilidade de estar podendo ler esse laudo, imagine se não vou agradecer pelo seu conteúdo. Qualquer que seja o resultado do exame, vê-lo significa que ainda estou vivendo e isso é, sem dúvida, por graça divina. Continuo sendo feliz com todas essas graças que venho obtendo ao longo desse tratamento da saúde. Claro que melhor seria não ter que fazê-lo, mas não nos cabe perguntar se merecemos ou não adoecer.
Aprendi que não adoecemos porque queremos, mas muitas vezes isso pode decorrer em decorrência das escolhas que nós mesmos fazemos. O organismo sinaliza e nos fazemos de desentendidos. Alterações gástricas, requerem mudança de comportamento e de hábitos alimentares e quando isso não ocorre podemos sofrer sérias consequências. Foi assim comigo, tenho consciência de que a escolha que fiz de continuar com os mesmos hábitos foram decisivas para chegar ao estado que cheguei. Por isso mesmo, sempre me dei por certo de que não caberia nenhuma lamentação da minha parte. E isso não é autoflagelo, é consciência de que o caminho a ser seguido - a partir daquele dia que ouvi o diagnóstico de ser portador de câncer - passaria, sem alternativa, por novo modo de viver e de agir.
Isso foi há quase dois anos, ainda faltam dois meses para o meu segundo aniversário dessa nova vida. Vida nova que festejo a cada novo dia. Na verdade, é o único desconforto que venho sentido... não dar para não pensar assim. É como se na escalada da vida viesse a certeza de estar mais perto do topo da montanha, sentimento que nem passa na cabeça de quem goza de plena saúde. Esta certeza, graças a Deus, estar sendo bem assimilada na minha cabeça e não tem apressado os meus passos, ao contrário ajuda-me a valorizar cada momento da minha vida, nesta nova vida!
Amanhã marcarei consulta de retorno aos médicos que me acompanham... agora são dois cirurgiões e um oncologista. O gastro só no final do ano. Bom, fico por aqui, desejando que todos fiquem com Deus! 

Nenhum comentário: