quarta-feira, 21 de julho de 2010

Canto da Sereia

A velha lenda diz que "o canto da sereia encanta" para nos lembrar que a vida real está cheia de armadilhas atraindo os mais incautos. Com as suas belas notas musicais vão envolvendo os pensamentos das suas vítimas, suprimindo as defesas, eliminando a resistência, até o total domínio da situação. Assim é o mundo real. A melodia de ninar, cantada pelos pais, para embalar o sono dos pequenos parece cair no esquecimento dando vez à voz da sereia. O que pode fazer um pai, uma mãe, um irmão ou amigo, quando percebe a presença do encanto na vida de uma pessoa que tanto estimamos? Creio que deve travar combate mortal, lançando a sua lança da experiência e da sabedoria, contra o o peito da sereia.
Devemos tentar mostrar a realidade do momento, desnudando qualquer máscara que a esteja encobrindo. E isso não é uma tarefa muito fácil, pois certamente a pessoa a quem estamos tentando proteger estará num elevado patamar de envolvimento, saindo em defesa da sereia como verdadeira aliada. Aos seus olhos passamos a ser o seu algoz, numa profusão de pensamentos que a deixará confusa e incrédula. Os nossos argumentos, os exemplos que buscaremos para ilustrar a conversa, parecem de nada adiantar. Quando isso acontecer, lembre-se de dar uma pausa para recuperar as forças. 
Insistir é necessário, voltar ao ponto do combate é crucial para nocautear o inimigo. Alguma coisa do que falamos acaba ficando, é o primeiro passo de que podemos conseguir reverter a situação. Em momentos poderemos até duvidar do que estamos afirmando, nessa hora não podemos desistir e o esforço maior para neutralizar deve ser envidado, intensificando ainda mais a nossa posição de resgate. Palavra apropriada para denotar o nosso propósito.
Contra a pessoa amada não cabe nenhum tipo de ameaça, lembre-se de que ela necessita é de apoio amplo, geral e irrestrito. Não podemos conquistar alguém se a colocamos em xeque. 
Uma coisa é certa, numa luta dessa natureza, percebe-se que a dor carnal é menos dolorosa. A dor na carne pode ser abrandada com medicamentos, enquanto a alma padece sem que possamos, em sã consciência, tranquilizá-la. Não existe droga no mundo que nos traga a paz de espírito, essa paz deve ser, literalmente, natural. Não existe uma "dose" para obtermos a tranquilidade, é pura energia! E os conectores não estão ao nosso alcance, simplesmente "existem" dentro de nós para serem sentidos. 
Nos dois últimos anos, Deus tem amenizado as minhas dores - é bom até registrar que não foram muitos esses momentos de tormentos, se compararmos com outras pessoas - mas, ontem, senti uma dor na alma, maior que tudo junto, chamada de medo. 
O medo não pode ser eliminado por nenhum bisturi, isso aumenta o sentimento que vem junto com ele, chamado de angústia. O medo caminha junto com a angústia. Superar um é vencer o outro. O medo quando se instala gera inúmeros outros sentimentos que podem desestabilizar qualquer um de nós. Porém, como o veneno também pode ser usado como remédio, o medo pode desencadear uma barreira que podemos utilizar como escudo nesse combate. E foi o que fiz. O medo que parecia me dominar deu forças para por fim nesse mesmo round. Tenho fé em Deus que esta sereia não será mais ameaça com os seus cantos. Tenho dito, fique com Deus.     

Nenhum comentário: