quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dia do Homem

A imprensa tem insistido em declarar que hoje, 15 de julho, é o Dia do Homem. A minha curiosidade moveu o mouse em busca de uma explicação plausível que justifique esta homenagem. Nada encontrei. Nem mesmo especulação alguma que desse credibilidade ou sustentação. Alguns comentários sugerem ser meramente político com caráter comercial, considerando que o mês de julho é tecnicamente um dos piores momentos para este setor da economia. Tanto é que algumas matérias sobre esta data incitam as pessoas a presentearem os amigos (apesar de já ter o seu dia no calendário), pai (também já tem data certa), irmãos (acho que vão inventar data no futuro), alegando que é o Dia do Homem.
Nenhum argumento, como disse acima, é apresentado para esta homenagem, tampouco a escolha da data tem critérios ou fato histórico que a justifique. Não sou contra que o homem seja homenageado, apenas acho que deveria ser em decorrência de um feito ou de um fato de relevância para a sociedade. A pesquisa sobre a origem dessa homenagem nos reporta ao nada, apenas deduz-se que um grupo tenta emplacar esta data.
Bom que se diga que é uma questão de gênero mesmo, não se refere ao animal homem que engloba todos os sexos. No dia 29 de janeiro tem sido comemorado o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, data eminentemente política e sem fins comerciais, na qual são realizadas atividades que acabam educando as pessoas e provocam mudanças de comportamento. Muito válida a iniciativa, justifica a tese que criou a data. 
Voltando ao 15 de julho. Uma das poucas justificativas para aceitar esta data específica é o fato de que não vai mais valer mais a velha piada que dizia "a mulher tem um único dia (8 de março) enquanto o homem tem o resto do ano". Uma coisa é certa, todo dia é dia de respeitarmos todas as diferenças, sejam elas quais forem, aceitando com imparcialidade tudo aquilo que nos é apresentado. Tenho dito, fique com Deus!  

Nenhum comentário: