segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PET CT ou PET Scan

"A Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) é um exame de Medicina Nuclear que revolucionou a Medicina, mais precisamente a Oncologia, através de sua capacidade de detecção de tumores malignos, do potencial para estadiar tumores, da avaliação precisa da resposta ao tratamento e do potencial para diagnóstico de recidiva de tumor.

A literatura médica mostrou a utilidade e eficácia da PET Scan em pacientes oncológicos: o exame auxilia o médico a adotar a conduta mais adequada para o paciente, evitando a realização de procedimentos desnecessários, inclusive cirurgias; o exame é custo-efetivo em diferentes tipos de câncer. A tecnologia para realização da PET é mais complexa e onerosa do que a envolvida nos exames de Medicina Nuclear convencional.

Os materiais radioativos usados na PET têm meia-vida muito curta, o que impede a distribuição em um país tão grande e, desta forma, é necessário produzi-los em cada localidade. Os cíclotrons são equipamentos produtores dos materiais radioativos usados na PET e, para que haja disseminação e disponibilização da tecnologia, é necessário instalar aparelhos nas diferentes regiões. A CNEN tem se esforçado para instalar novos cíclotrons, mas hoje só estão em operação em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília."
Fonte: http://www.revistavigor.com.br

OS PLANOS DE SAÚDE E A REALIZAÇÃO DO PET CT

Ainda são poucos os planos de saúde que dão cobertura a este exame de imagem, talvez possam ser contados nos dedos das mãos. A recente resolução baixada pela Agência Nacional de Saúde - ANS, contendo a relação com os novos procedimentos a serem incluídos como obrigatórios não atende a todos os casos de cânceres, a bem da verdade apenas dois tipos câncer estão na relação. Como se o câncer fosse seletivo. Ele chega e pronto!

No meu caso particular, sou usuário de um plano de saúde que tem caráter solidário, não visa lucro e tem um corpo diretivo e um Conselho Deliberativo - este constituído de forma paritária (governo/participantes), com voto de minerva para o seu Presidente. Trata-se do GEAP Saúde, com cerca de 700 mil assistidos. Participei ao longo de quase uma década do Conselho Regional de Representante - CRR (outra instância que exerce o controle social da Fundação) e perdi a oportunidade de defender a inclusão da PET no rol de procedimentos do nosso plano. Confesso que foi por desconhecimento de causa.
Obtivemos outras conquistas, mas como posso dizer, na minha época de atuação nunca tinha ouvido falar de tal exame, tampouco da sua importância no ramo da oncologia. Vários foram os eventos com a participação da cúpula da entidade e ninguém até então havia discutido o assunto. Hoje, estou me empenhando sobre o tema e tenho enviado e-mails para aqueles que estão na condução daquela casa e que são os responsáveis diretos pela concessão de "benefícios" desse tipo. Vai ser uma tarefa árdua, como foram no passado e certamente não será a última que será travada para garantir a manutenção dos nossos direitos. Vale a pena lutar por aquilo que se acredita, e a cidadania é uma delas!

Na verdade o acesso ao exame PET é um direito que precisa ser exercitado por quem está necessitando e o plano de saúde deve arcar com o seu custo, assim como arca com o custo de outros exames. Não justifica protelar uma decisão que mais tarde poderá ser feita de forma compulsória. 

ONDE FAZER O PET CT

Pegando um gancho no post feito no blog da Regininha, em julho de 2009, fiz uma pesquisa e atualizei a relação dos locais onde atualmente o PET CT está sendo realizado aqui no Brasil. Na região Norte não encontrei nenhuma referência e no Nordeste temos na cidade de Recife-PE e em Salvador-BA. Veja a relação abaixo, com os telefones dos serviços e seus endereços na Internet. Se por acaso você souber de outros locais, peço que faça a indicação no campo destinado a Comentários, logo abaixo do post.

BRASÍLIA - DF
IMEB - Imagens Médicas de Brasília
Fone: (061) 3326-0033

Clínica Villas Boas
Fone: (061) 2191-5050

CAMPINAS - SP
MN&D
Fone: (019) 3731-4141

PET/CT Campinas
Fone: (019) 3243-3077

CURITIBA - PR
CETAC - Centro de Diagnóstico por Imagem
Fone: (041) 3270-3270
http://www.cetac.com.br/

RECIFE - PE
Real Nuclear - Hospital Português de Pernambuco
Fone: (081) 3416-1631
http://www.rhp.com.br/

RIO DE JANEIRO - RJ
Hospital Samaritano
Fone: (021) 2537-9722
http://www.hsamaritano.com.br/

Laboratório Felippe Mattoso
Fone: (021) 2535-2616

CDPI
Fone: (021) 2212-2525

SALVADOR - BA
Hospital São Rafael
Fone: (071) 3281-6252

Diagnoson
Fone: (071) 2104-2000

SÃO PAULO - SP
Hospital Sírio Libanês
Fone: (011) 3155-0800

Albert Einstein
Fone: (011) 3747-1233

A. C. Camargo
Fone: (011) 2189-5141

Hospital do Coração
Fone: (011) 3053-6611

Beneficiência Portuguesa de São Paulo
Fone: (011) 3505-6131

Fleury Medicina e Saúde
Fone: 0800-704.0822

Hoje atualizei com mais dois locais, na cidade do Rio de Janeiro, que foram informados por uma leitora a quem agradeço pela atenção.
Se você conhece outros locais, por favor envie os dados para que eu possa manter atualizada a relação acima. Grato, fique com Deus!

12 comentários:

Renata Palombo disse...

Complementando as informações acima, hoje no Rio de Janeiro já possível fazer PET Scan nos Laboratórios Felippe Mattoso em Botafogo (2535-2616) e no CDPI (2212-2525), no entanto o exame continua fora do rol de exames cobertos pelos convênios - infelizmente - e hoje custa em torno de R$ 3.500,00 reais.

Dra. Renata Palombo
Ginecologista e Obstetra, com familiares que necessitaram de PET CT recentemente.

Anônimo disse...

Gostaria de informar que no Rio Grande do Sul, a mais de 2 anos, é possível realizar os estudos de PET/CT em Porto Alegre, no Hospital Mae de Deus. (51) 3230.2430 www.maededeus.com.br

Anônimo disse...

Sou William e tive de me submeter a uma nefrectomia (retirada de um rim), nem cheguei a fazer quimio. Hoje, estou no último e quinto ano de acompanhamento e, graça a Deus e aos sinais constatados nos exames,tudo leva a crer que estou curado. Tive um carcinoma de células claras e para chegar até aqui (levo a vida numa boa) acreditei muito! Acredite e conseguirá!

Edson Leite disse...

Olá William,
Fico contente em saber que vc está curado. São depoimentos que elevam a moral daqueles que estão em tratamento e com certa dúvida, natural quando enfrentamos uma doença tão cruel.
Parabéns e acredite que estamos na torcida. Abraços,

Monica disse...

olá, edson meu nome é monica moro em belém e estou procurando onde posso fazer exame de pet ct, vi um site uma clinica em fortleza omnimagem, como é mais proximo pra mim gostaria de obter referencia saber se vc já ouviu falar sobre essa clinica, o que vc me sugere.

Edson Leite disse...

Olá Mônica,

Como vc viu, esta postagem já completou um ano e de lá prá cá muita coisa mudou. Pelo que fiquei sabendo, em Belém-PA tb já estão fazendo o Pet Scan. Infelizmente não sei precisar o local, melhor vc consultar junto à maiores clínicas ou hospitais de referência, considerando que tal exame requer uma logística muito eficiente.
Estarei consultando tb por aqui, caso veja alguma coisa postarei para você.
Quanto ao local em Fortaleza, não conheço o serviço. Fiz duas vezes em Recife (Hospital Real Português) e uma vez em São Paulo (Hospital Sírio Libanês). Em qualquer local, o exame é o mesmo. Porém, quanto mais recente for o serviço melhor deve ser o equipamento, pela lógica do aperfeiçoamento da tecnologia, não é mesmo?
Mande um e-mail para que eu possa registrar aqui uma forma de entrar em contato direto com vc. Obrigado.

Hugo disse...

Edson, atualmente já é possível realizar PET scan também em Teresina (PI), na clínica UDI 24h.

Para mais informações: http://www.udi24horas.com.br/contato.php

Michelle disse...

Muito boa essa página. Seguem mais alguns locais que liguei hoje e realizam o exame no Rio:

- Clínica de Medicina Nuclear Guanabara (o mais barato de todos) - Copacabana: 21 2549-0033

Outros:
- MP MULTI IMAGEM (Barra): 21 2111-9150
- Labs Dor: 21 2538-3601
- Fleury: 21 4004-1991 (na verdade o Fleury só está realizando o exame em SP, por enquanto)

Cris Rodrigues disse...

Olá,
Meu pai precisa tambem fazer este exame pet-ct, vi que em sua lista nao entra Minas Gerais, entao segue o endereço, para ajuda-lo a complementa-la.

www.hermespardini.com.br
hospital lifecenter.
(31)3228-6200
custa 3600,00

Cristiane

Edson Leite disse...

Olá Cris,

Obrigado pela sua participação, fica desde já registrado o endereço em Minas Gerais.
Abraços,

carlos alberto disse...

Boa tarde edson

Hoje em dia este exame ( PET-CT ) pode ser realizado em cuiabá , mato grosso no instituto de medicina nuclear IMN , com agendamento no telefone (65) 40092880 ou no site www.imncuiaba.com.br

Carlos alberto

Edson Leite disse...

Carlos Alberto,
obrigado pela sua participação, fica aqui registrado, portanto, o endereço em Cuiabá-MT.
Aos poucos vão surgindo novos locais de realização deste exame, espero que em breve muita gente possa ter acesso a ele. Valeu.