terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Maçonaria

A maçonaria: um tema que veio a baila neste último domingo no programa Fantástico, da Rede Globo e que recentemente tem aparecido em alguns filmes. Também presente no filme O Código da Vinci, exibido ontem, também na Globo.

Como este blog tem abordado assuntos também fora do círculo do câncer, do tratamento da quimioterapia e hospitais, resolvi conversar um pouco sobre a maçonaria. Relatarei em dois tempos verbais, no passado estarei falando das minhas experiências com a maçonaria e no tempo presente para dar explicações acerca do assunto. As palavras em itálico são aquelas usuais na maçonaria, ao final do texto serão esclarecidas em forma de glossário. Não pretendo esgotar o tema nesta postagem, portanto, outros posts seguirão a este falando sobre maçonaria.

As pessoas mais próximas a mim sabem que fui iniciado na maçonaria há quase quinze anos, mais precisamente no dia 19.12.1996, quando a Loja na qual eu estava ingressando completava quatro anos de fundação. Para ingressar na Ordem é preciso ser convidado por um Mestre Maçom, passar por uma sindicância feita por dois outros Mestres e esta ser aprovada em Loja, por unanimidade. Estas votações ocorrem em reuniões de mestres. quando os demais membros da Loja são convidados a cobrir o templo. Para formalizar a aceitação de um novo membro é realizada uma reunião cerimoniosa, chamada de Iniciação. É uma cerimônia muito interessante.

Após a sua realização, ocorre a confraternização entre os membros da Loja, convidados e os novos Irmãos da Loja contando também com os familiares de todos que ficam fora do templo até o término do cerimonial. Lembro que a minha iniciação ocorreu num sábado, tendo chegado ali na hora combinada, por volta das 14 horas e só saimos da reunião já depois das 21 horas. Claro que a reunião em si não demora tanto tempo assim, é que o ritual de preparação (que faz parte da Iniciação) é mesmo longo e demorado. Ficamos sem ver a luz até o momento em que somos de fato aceitos e iniciados, é deveras muito interessante mesmo!

No primeiro ano, na qualidade de Aprendiz, frequentei todas as reuniões da minha Loja e de outras também aqui em João Pessoa e em outras cidades do interior da Paraíba. Lembro de ter ido a uma reunião também na cidade de Olinda-PE, numa dessas reuniões comemorativas, históricas podemos dizer.
Logo fui elevado para Companheiro e em seguida para Mestre, após cumprir os interstícios necessários para estas "ascensões" dentro da maçonaria.

Nos anos seguintes a minha iniciação realizamos várias atividades de cunho social, abrangendo áreas carentes em determinadas comunidades da cidade e em outros municípios. Era um bom grupo que conviviam em harmonia fraternal que, motivados pelo Venerável da Loja, compareciam aos eventos nos finais de semana. Naquele período também ocorreram passeios e encontros de confraternização, fora do Templo, aos quais compareceram  os nossos familiares e convidados.

Nas reuniões formais, realizadas no templo, só podem comparecer os membros daquela Loja e outros maçons que estejam fazendo visita. Entrar num templo não é proibido a ninguém, qualquer um pode entrar e ver o que tem dentro dele: as pinturas nas paredes, as colunas, o altar do venerável, o lugar das autoridades, a disposição das cadeiras, enfim toda a simbologia maçônica ali existente, variando de acordo com o Rito de cada Loja.

Bom, vamos ao glossário deste post:
Altar = conjunto de mesa, cadeira e adornos no qual ficam o Venerável da Loja e a mais alta autoridade ali presente, sobre a mesa encontra-se a Bíblia Sagrada
Aprendiz = condição na qual ingressa um novo membro na maçonaria
Cobrir o Templo = sair da reunião temporariamente
Colunas = adorno encontrado em todos os Templos Maçônicos
Companheiro = grau de elevação do aprendiz, passa a ter novos conhecimentos maçônicos
Iniciação = cerimônia realizada para receber os novos maçons
Irmão = tratamento entre todos os maçons, precedido ou não da palavra amado
Loja = conjunto de irmãos maçons, composto por um mínimo de sete mestres, podendo ter ou não templo próprio, seguidores de um rito
Maçonaria = fraternidade, irmandade (outros conceitos mais podem ser obtidos consultados os dicionários)
Mestre = quando ocorre a exaltação de um Companheiro; novos conhecimentos maçônicos; maior mobilidade dentro de uma Loja
Ordem = o mesmo que maçonaria
Rito = conjunto de doutrinas, símbolos que identificam uma corrente de maçons
Sindicância = investigação realizada por dois mestres membros de uma Loja para colher informações sobre uma pessoa indicada para ingressar na Ordem, junto aos seus familiares e conhecidos
Templo = local onde são realizadas as reuniões formais de uma Loja
Venerável = presidente da Loja, conduz as reuniões, sendo eleito pelos Mestres da Loja.

Por enquanto é isso, no próximo post falaremos sobre os Segredos da Maçonaria! Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: