quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Lema da Maçonaria

O lema universal da maçonaria consiste da união de três palavras: Igualdade, Liberdade e Fraternidade! O mesmo lema pregado por ocasião da Revolução Francesa, ocorrida por volta de 1790. Não é muito difícil entender a razão do uso de tais palavras como bandeira de uma causa, o significado de cada uma delas, per si, nos dão a real dimensão do que vem a representar. Em todo caso, podemos comentar cada uma delas sob o prisma maçônico.

IGUALDADE

Para haver igualdade é necessário que todos ao estarem em convívio deixem de lado as suas condições sociais de qualquer natureza. Na maçonoria todos estão na mesma situação, independentemente das posses individuais.


LIBERDADE

Para se ter verdadeira liberdade é necessário que todos possam decidir seus próprios destinos, estabelecendo livremente, sem imposições, a sua própria identidade cultural. O maçom é um homem livre e busca defender essa condição para todos os seus semelhantes.

FRATERNIDADE

A prática da fraternidade depende diretamente dos dois últimos preceitos, isto é, para ser fraterno a pessoa tem que se sentir igual e só somente os livres podem se sentir iguais. Isso é essencial na maçonaria, sem eles a maçonaria não teria nenhuma grandeza e ficaria sem sentido a busca incessante da verdade. A verdade não pode ser simplesmente consentida ou tolerada, é um direito!

Comentei, hoje, de forma sucinta o lema universal da maçonaria, para maiores esclarecimentos continuem a pesquisa na Internet. Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: