quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Os segredos da Maçonaria

Continuando a abordagem do tema iniciado ontem, Maçonaria, hoje vou comentar sobre alguns tópicos aparentemente polêmicos mas que tem suas explicações e respostas, como a participação de mulheres, por que a igreja católica é contra e quais são são os segredos da maçonaria?

MULHERES PODEM ENTRAR NA MAÇONARIA?


Muita gente me pergunta por que as mulheres não podem ser maçons? É um equívoco esta pergunta, na verdade existem mulheres na Ordem desde o ano de 1732. Era uma irlandesa. Não é permitida a iniciação de mulheres em todas as Lojas Maçônicas, pois estas são independentes entre si devendo obediência apenas à sua Potência Maçônica. A aceitação das mulheres, portanto, depende apenas da constituição de cada Loja. Na França e nos Estados Unidos é grande o número de Lojas Maçõnicas mistas (homens e mulheres) e exclusivamente femininas, compostas somente de mulheres. Aqui no Brasil são poucas o número de Lojas mistas. Na Potência na qual fui iniciado não tem nenhuma desta natureza, todas são exclusivamente formadas por homens. Eu sou favorável a abertura dos princípios maçônicos para as mulheres e, consequentemente, a sua iniciação na maçonaria. Afinal, os mesmos preceitos que são levados em conta para convidar um homem a participar da fraternindade pode muito bem ser extendido a muitas mulheres, talvez até em maior número atualmente. (Foto da Internet)

POR QUE A IGREJA CATÓLICA É CONTRA A MAÇONARIA?

A minha resposta a esta pergunta é uma intepretação pessoal da história da maçonaria moderna, na forma que a conhecemos hoje, cujo início ocorreu por volta de 1717.
Em 1723, o reverendo presbiteriano James Anderson publicou as Constituições da Maçonaria, sendo estes documentos universalmente aceitos até hoje como base de todas as lojas maçônicas. E o primeiro documento católico que condenava a maçonaria data de 1738. Trata-se da bula do Papa Clemente XII, denominada In Eminenti Apostolatus Specula. Podemos concluir que a condenação da Igreja católica à prática da maçonaria foi uma decisão meramente política, considerando os atores da história e o que representa o presbiterianismo na história da religião no mundo, veio quebrar a hegemonia do catolicismo e com isso reduziu a força do papado e do clero em geral.
O catolicismo estava enfraquecido pelo avanço do liberalismo, devido a Reforma Protestante e defendida pela maçonaria que ia mais além ao tolerá todas as práticas e credos religiosos. Isso não é motivo suficiente para criar a animosidade do lado que estava perdendo?
Segundo alguns historiadores, a perseguição à maçonaria pela Igreja Católica se dá pela existência do segredo maçônico, o que demonstrava não existir, por parte do clero, controle sobre o que acontecia nas lojas, além da mesma aceitar o ingresso de pessoas de qualquer religião.

AFINAL, QUAL É O SEGREDO DA MAÇONARIA?

Durante os anos que passei frequentando regularmente a maçonaria, fui evoluindo nos seus conhecimentos mas nenhum que eu possa dizer tratar-se de algo incomum e que não possa ser revelado aos demais da comunidade. Pede-se reserva dos sinais, toques e frases que identificam um maçom em qualquer parte do mundo (isso se as pessoas estiverem atentas, pois podem passar desapercebidos e não surtir o efeito esperado). Pode até existir um grande segredo, mas este não cheguei a conhecer!

Especula-se que a Igreja católica detinha o conhecimento na antiguidade e até hoje mantém certos documentos guardados a sete chaves. Quem sabe parte desses documentos cairam nas mãos de alguns iniciados na maçonaria e tenha acirrado ainda mais o desgosto do clero. Tudo é possível, como sabemos a maçonaria é formada por uma fraternidade que se respeita mutuamente e buscam incessantemente o crescimento da humanidade.

Um dos preceitos que faz parte do nosso juramento é nunca divulgar por qualquer meio, incluindo a publicação, assuntos maçônicos. Claro que há muito tempo isso vem sendo descumprindo, milhares de livros podem ser encontrados em qualquer livraria ou banca de revistas versando sobre a maçonaria, e com o advento da Internet aumentou ainda mais o número destas publicações, são milhões de sites dedicados ao tema. Basta fazer uma googada para ver!

Concluo dizendo aos mais curiosos que o grande segredo guardado pela maçonaria, se existe, pode ser de conhecimento também da Igreja católica. Até aqui, com tantas publicações, nenhum segredo foi revelado!
Fiquem com Deus!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Edson

Gostei muito do comentário que vc fez a respeito da maçonaria mista e feminina.
Fui iniciada no final do ano passado aqui em SP
na maçonaria mista e estou muito feliz.
Vc é um guerreiro, meus parabéns.
Procure pesquisar sobre a planta Janaúba (contra
câncer)
Que o G.A.D.U. ilumine sempre o seu caminho
renata

Edson Leite disse...

Oi Renata, somente hoje estou lendo o seu comentário. Parabéns pela iniciação à Ordem Maçônica, quanto ao que escrevi... muito pouco se levarmos em consideração o grande valor que a mulher tem e que muitas vezes continua ofuscado.