sábado, 14 de agosto de 2010

Pesquisa de Corpo Inteiro - PCI

Agora é certeza a realização do exame PCI... o cirurgião prescreveu nesta última quinta-feira, 12. Confesso que eu não queria, mas como faz parte do chamado protocolo não devo queimar esta etapa do tratamento. Vamos fazer. Pelo que sei o exame em si é uma cintilografia, utiliza-se um equipamento muito semelhante ao tomógrafo. O chato do exame é ter que fazer dieta pobre em iodo, suspender o Puran e encarar os efeitos colaterais, pela entrada do corpo no processo de hipotireoidismo.
Anteriormente fiz uma postagem sobre este exame e deixei um link para maiores detalhes, a fim de orientar aqueles que por ventura venham até este Blog em busca de informações sobre o assunto. Aproveito para ressaltar que não faço nenhuma recomendação, limitando-me a relatar as minhas experiências pessoais. Posso até instigar discussões que devem ser levadas a termo junto ao médico de cada um, lembrando que não sou médico, sou o paciente! E como tal, ávido por informações que me levem a um bom resultado no tratamento a que tenho me submetendo - um por vez. 
Passei na clínica onde irei fazer o PCI e peguei as orientações que deverei seguir no tocante a dieta alimentar e observância de alguns requisitos necessários para a realização do exame. Percebi algumas diferenças com relação ao material que tenho encontrado aqui na net... principalmente no fator tempo, isto é, quantidade de dias da dieta.
Como disse, devido as distorções nos relatos, reproduzi em imagem as recomendações e disponibilizei abaixo para suscitar perguntas, caso você esteja nessa mesma condição.

Para mim a dieta, da forma recomendada, não me trará quase nenhum desconforto, senão vejamos:
- Não tomo vitaminas nem consumo suplemento alimentar;
- Não gosto de comida japonesa, nem chinesa... pra mim, a boa é a comida brasileira!
- Já venho evitando os crustáceos e frutos do mar... agora é cuidar de comer peixe de água doce!
- Fala em diminuir o sal, não diz suspender o sal... quem gosta de comida salgada?!
- Sentirei falta do sorvete e iogurte... não tomo leite mesmo. Aqui na verdade cabe um alerta, evitar os derivados do leite, como manteiga e queijos da terra. Será só por sete dias, passam logo!
- Um trio gostoso, bacon, salame e salsichas... suspender nos sete dias antes do exame, suportável.
- Outro trio, batata frita, castanhas e bolachas salgadas... não sei qual o parentesco elas guardam, mas serão suspensas no tempo certo.
- Frutas e vegetais enlatados... ah, lembro do pêssego em caldas... ainda posso, mas vou evitar até o dia do exame, depois comerei uma lata sozinho! As verduras enlatadas continuarão enlatadas ad eterno. Não gosto
- Sentirei falta apenas das viagens a Londres para tomar o chá das 5! Mandarei revisar o jatinho... e darei folga a toda a tripulação.
- A dupla da beleza não me afeta, os meus cabelos e barba estão sendo pintados pela natureza e a base de unha que tenho usado é coisa do outro mundo! Sem probelmas esse item.
- Devo ter cuidado com o contraste que vou usar na tomografia do abdomem... antes de fazer a tomo tenho que saber qual o contraste e a quantidade para saber se há contra-indicação para o PCI, neste momento com prioridade.
- Não tenho feito uso de anticépticos. Estou mais comportado e os joelhos estão inteiraços... nem lembro da última vez que levei um tombo ou uma boa topada daquelas que arranca a unha!

Eis as recomendações para os preparativos, os meus comentários acerca de cada uma delas e uma pitada de bom humor para temperar e facilitar a digestão dessa nova etapa a ser vencida.
Ainda não marquei de fato o dia do exame, faltam alguns detalhes de ordem técnica que outro será tema de nova postagem. No dia que voltar à clinica para marcar o PCI, farei os seguintes questionamentos:

- Posso beber café solúvel, tipo nescafé?
- Ovo e comida feita com ele deve ser suspensa também? Bolos, bife a milaneza e tantas outras.
- Tomate e outros vermelhos, podem? Posso comer macarronada ao molho de tomate? 
- E atum, posso comer? Adoro pizza com atum... a pizza, pode? Só a massa?! Sem ovo na massa... eca!!!

Se você souber de outros alimentos que contenham iodo, por favor me avise para que eu possa inclui-los na lista dos meus questionamentos. Por enquanto é isso. Fique com Deus!

2 comentários:

Gabriela disse...

Oi Edson!!!! molho só se for o do próprio tomate,nada industrializado de cor vermelha pode.Atum nem pensar ,infelizmente[:-(].Quanto a tomografia vc tem que ver mesmo,eu sei que ressonância magnética vc tem que esperar seis meses.Quem trataou um canal dentário recentemente tem que esperar 45 dias.
Cada lugar faz uma dieta diferente,aqui em Recife a gente pode comer ovo e chocolate.Praia uma semana antes vc tem que parar de ir.Até que essas restrições aí estão camaradas,as minhas são de pelo menos 30 dias.Boa sorte!!!
Abraços

Edson Leite disse...

Oi Gabriela, obrigado pelas dicas... vou checar a data da minha última ressonância magnética... a tomografia só depois da PCI, perguntei na clínica. Bom, agora é só esperar pela data do exame. Fique com Deus.