sábado, 7 de agosto de 2010

As esponjas marítimas

Cientistas australianos chegaram a conclusão de que os nossos antepassados podem ter relação direta com o fundo do mar. Durante cerca de cinco anos, pesquisaram os genes das esponjas, um ser invertebrado encontrado em solo submarino. 
A sequência genética das esponjas do mar na Grande Barreira de Recifes da Austrália mostrou que esse animal aquático invertebrado compartilha muito de seus genes com os humanos, incluindo um grande número de genes associados com doenças como o câncer.  Segundo os cientistas, essa constatação poderá trazer grandes benefícios na luta contra o câncer ao afirmarem que as esponjas podem ter o "Santo Graal" das células-tronco. 
É bem verdade que o fundo do mar abriga muitos mistérios, quem sabe foi ali mesmo que deixamos os nossos antepassados? De lá saimos para desvendar o resto do planeta. Há anos li uma tese que apontava ser o fundo do mar o nosso nascedouro, justificando que os cabelos nasceram para proteger o couro da cabeça (seríamos uma esponja gigante, deformada que ganhou novos membros?!). Pensando bem, temos muita coisa em comum com os seres aquáticos que habitam os oceanos.
Amanhã mesmo irei procurar informações sobre cursos de mergulho e buscar pelos parentes distantes que ficaram para trás ou então aprender com eles como regenerar as células cancerosas que adquirimos aqui nesta vida terrena. O perígo é morrer afogado. Bom, então vamos esperar pela continuidade das pesquisas.
Se não for possível ver a cura de todos os cânceres, pelo menos sei que algum dia ela virá e vai ser um grande feito da humanidade para a humanidade. Até lá, vamos respeitar a natureza e quando for lavar os pratos, ao pegar na esponja, lembre-se de que ela guarda semelhança com os nossos antepassados. Um abraço, fique com Deus!  


O clip abaixo é uma homenagem ao aniversário da nossa amiga Sílvia, a quem parabenizo.

Nenhum comentário: