sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Infiltração

Hoje foi realizada a infiltração, mais um procedimento realizado na região do pescoço, onde antes estava a minha tireóide. Para esclarecer a mim e a outros, recorri ao Aurélio para discorrer aqui sobre o assunto. Uma das definições aplicáveis: "método de administração de anestésico local, ou de outra substância medicamentosa, mediante injeção que, mais ou menos profundamente, pode ser realizada em locais os mais diversos do organismo (gengivas, articulações, pescoço, etc.), e que tem finalidades também diferentes (intervenções cirúrgicas, tratamento de doenças reumáticas, dores rebeldes a outros tratamentos, etc.)". No meu caso foi para "descolar" os músculos do pescoço que estavam dificultando o processo respiratório, em decorrência da cicatrização. 
Taí a definição do que é uma infiltração, agora sei, além do significado, o que realmente é este procedimento. Muitas vezes ouvia alguém dizendo que tinha feito infiltração no joelho, ai eu ficava imaginando o que vinha a ser isso. Para os que buscam saber sobre o assunto, vou descrever o passo a passo do procedimento. 
Antes de fazer a aplicação do medicamento prescrito (você adquire numa farmácia), o médico faz o anestésico (senti apenas as primeiras furadas da seringa) na região frontal do pescoço. Na sequência, já anestesiado, o médico se vale de uma seringa maior para fazer diversos furos e movimentos... num processo mesmo de descolamento. Deu para imaginar?! Não se preocupe é um processo indolor e demora cerca de dez a quinze minutos. Segundo o médico, uma segunda sessão pode ser necessária caso esta não surta o efeito esperado, porém devemos aguardar um período de 20 a 30 dias para uma avaliação final. Estou agora em casa, repousando, para retornar ao trabalho no período da tarde.
É isso, ganhei mais um adjetivo para colocar no meu curriculum, hoje sou um ser infiltrado! Na paz e com saúde, fique com Deus. Amém!

Nenhum comentário: