quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aniversário de João Pessoa

Não se trata de uma pessoa, mas de uma cidade. João Pessoa, capital do estado da Paraíba, completa hoje 425 anos de fundação. É uma das cidades mais antigas do Brasil, está localizada na regão nordeste do país onde o sol brilha primeiro por estar situada no extremo oriental das Américas, cujo marco é o Farol do Cabo Branco, veja a foto acima.
É uma cidade típica do nordeste, muito calor no período de outubro a março, com temperatura mais branda nos demais meses do ano. Assim como os anos estão sendo somados à cidade, aqui encontramos uma considerável população de pessoas idosas, dentre os seus quase oitocentos mil habitantes.
Várias são as opções de lazer disponíveis para todas as faixas etárias e condições sociais do indivíduo. Ao longo de todo o litoral é possível um banho nas águas quentes do mar. Além das Praias da Penha, Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, para citar as mais procuradas na capital, tem ainda as que estão localizada bem próximas daqui. 
A cidade cresceu ao longo dos últimos quarenta anos, tempo que marca a minha chegada aqui, quando eu era um menino usando calças curtas. Não era bermuda. Cresci junto com ela, aprendendo a gostar de viver por essas paragens. Dizem que quem a visita volta para fixar moradia. 
Aproveito então para, em nome da cidade, a quem parabenizo por mais este ano de existência saudável, fazer um convite para vir apagar uma dessas quatrocentos e vinte e cinco velas que estão acesas por todos os lugares da grande João Pessoa. 
Parabéns, João Pessoa! Que a cidade continue sendo abençoada por Deus, sempre! Sou seu fã! 

Nenhum comentário: