sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A história da Dona Nena, minha mãe, minha heroína!

Tudo começou com uma virose e daí um surgiu um caroço com uma cor meio roxa que achávamos se tratar de hemorróidas.

A consulta com o primeiro proctologista: Sem comentários, não sei como um indivíduo daquele se diz *médico*, um especialista olhar a situação, se espantar e mandar procurar o pronto socorro.

No pronto socorro dois médicos (Dra. Bruna (geriatra) e um cirurgião) solicitaram a colonoscopia e mandaram procurar outro proctologista.

No dia da colonoscopia: Estava eu aguardando no quarto, quando a enfermeira me chamou, a Dra. Cellis que realiza o exame queria falar comigo. Gelei, meu coração foi a mil. Entrei na sala, a minha mãe deitada sendo examinada, e eis que a Dra. me pergunta quem havia nos dito que aquilo se tratava de hemorróidas? Se ela já tinha ido ao proctologista,? A minha resposta foi sim, e ao relatar o atendimento do tal *dr.*, ela ficou indignada, e me pediu autorização para a retirada do caroço para mandar para biópsia, pois aquilo se tratava de um tumor. Óbvio que autorizei na hora, pois a minha mãe mal conseguia sentar por causa dele.

A segunda consulta com a proctologista ( Dra. Ana) essa sim, merece o meu respeito. Estava a minha mãe já com o resultado da biópsia, e eu não estava junto, mas sim a minha irmã.

Aquele exame ficou o final de semana inteiro atentando a minha curiosidade, pensei, relutei e não abri, no fundo eu sentia que ia ler coisa que eu não ia gostar de saber.

A notícia do resultado: Um tumor maligno.

Ao ouvir isso quando liguei para a minha irmã, meu mundo desabou, não conseguia acreditar e só conseguia chorar, sem se quer conseguir pronunciar uma palavra. Todos me perguntando o que eu tinha, o telefone jogado em cima da minha mesa de serviço, e eu só conseguia chorar, quando uma amiga pegou o telefone e conversou com a minha irmã.

A reação da minha mãe: Forte! Mulher de garra. E a minha: Me senti uma covarde, ao invés de eu passar forças para ela, quem me passou forças foi ela. Meu tudo, minha jóia de valor inestimável.

A consulta com o oncologista: Solicitou três tomografias e o laudo da biópsia que o hospital não havia entregado, para saber o tipo de tumor e se o tratamento seria com ele ou a outra dra.

TC Tórax

TC Abdome Superior

TC Pélvico

*(todos com contraste)

Quando saímos da consulta, a minha mãe me pergunta: Quimioterapia é aquilo que deixa careca? Sim mãe, é, mas nem todos perdem os cabelos, o pai da Mônica (vocês devem perguntar, quem é Mônica? É uma grande amiga, cujo pai teve câncer de estômago, e graças a Deus hoje está curado) fez e não perdeu os cabelos, e também se cair vai nascer de novo, o que importa é a sua recuperação, qualquer coisa a gente compra uma peruca. Ela riu, e falou que então queria uma bem bonitinha, de cabelos bem lisinhos. Meu Deus, ela ainda consegue rir da situação, é ou não é uma guerreira?

Sei que eu estava a ponto de ficar louca, não conseguia desligar o meu pensamento disso, minha cabeça doía, não conseguia me concentrar em nada, por mais que eu tentasse parar de pensar, eu não conseguia.

Me lembrei da pergunta da minha amiga: Ei, para com isso, seja forte! Você não tem Deus no seu coração não? Não acredita nele?

Respirei fundo, e procurei forças e encontrei:

Se isso está acontecendo na minha vida porque Deus quer testar o tamanho da minha fé, ele verá o tamanho da força dela.

Os resultados: Tomografias graças a Deus tudo normal. Laudo da biópsia com o tipo de tumor: um melanoma.

O tratamento: procurar novamente pela proctologista para que fosse realizada uma cirurgia o quanto antes, pois esse tumor estava praticamente na pele.

Vamos lá, a batalha para conseguir uma consulta com a Dra. Ana que disse que gostaria de acompanhar o caso da minha mãe: Só para final de Maio, não adiantou insistir com a secretária para um encaixe, a dra. não aceita. Enviei um pedido para o email pessoal dela, mas não teve jeito.

O convênio então me indicou o Dr. Ricardo Guatelli, que solicitou exames cardiológicos e depois poder marcar a cirurgia.

Graças a Deus tudo bem, a cirurgia foi realizada no dia 07 de junho para a retirada do tumor. A recuperação dela foi ótima. Teria que voltar no consultório depois de 15 dias, mas antes disso teve um sangramento muito forte ao evacuar. Liguei para o Dr. Ricardo, e ele pediu que eu fosse até o consultório retirar uma solicitação de exame, o Pet Scan.

Começa aí uma luta, pedir autorização para o convênio e aguardar 5 dias corridos, para depois ouvir que  não foi autorizado porque eles não realizam esse tipo de exame. Procurei auxílio da ANS, pois consultei o meu amigo Google e descobri que saiu uma lei em 2010 e que entrou em vigor em julho de que os convênios deveriam cobrir o Pet Scan, e a resposta foi que isso vai do convênio realizar ou não, pois a lei é apenas para câncer de pulmão e linfomas. Ta, e os outros casos, como ficam?

E esse meu amigo Google desde a descoberta do tumor me fez ficar procurando informações a respeito do tumor anal, e de outros tipos também, sobre os tratamentos, até que procurando informações sobre o que seria esse tal *Pet Scan* cheguei ao Blog do Edson e foi a melhor coisa que aconteceu, que exemplo de vida desse homem, que força ele me passou sem saber. Ler a história dele, a luta, as vitórias, e também de outros seguidores do seu blog que passaram por situações parecidas me fez acreditar mais ainda, e ter mais fé, pois para Deus nada é impossível. Tomei a liberdade de enviar um email para ele, achei que ele nem chegaria a ler, mas para a minha surpresa veio a resposta, e como fiquei feliz, ganhei um amigo e ele sem dúvidas uma amiga.

Bom, tivemos que pagar pelo Pet Scan, mas entrei com uma ação com um pedido de liminar contra o convênio, o exame dela foi no dia 29.07. e no dia 30.07. saiu o resultado, o juiz julgou favorável a nós. A advogada queria que eu desmarcasse o exame para aguardar a decisão do juiz, mas eu não quis arriscar, pois não sabia quanto tempo teria que esperar até conseguir marcar outro.

Na segunda feira (02.08) o convênio entrou em contato comigo para dizer que o exame foi autorizado, parece até piada, poderia ter sido tudo mais fácil. Eu não sabia se ria por achar engraçado, ou ria de raiva e nervoso para não chorar.

Eles autorizaram o exame exatamente no hospital AC Camargo, onde eu tive que desembolsar o valor de R$ 3.336.00 para que ela fizesse o exame particular. A pessoa do convênio me perguntou se eu não tinha como pedir a restituição do valor para o hospital, eu não sei, estou esperando que o convênio resolva isso, vamos ver no que vai dar, me pediram que eu enviasse o recibo por email.

Na segunda feira dia 09.08 vamos levar o resultado do Pet Scan para o Dr. Ricardo analisar e daí sabermos como será daqui para frente, se ela terá que passar por algum tipo de tratamento.

Que Deus abençoe para que esse resultado esteja normal e tenho muita fé que sim.

Se alguém tiver com dificuldades para realizar o Pet pelo convênio não autorizar, lutem, vão atrás, se for preciso entrar com ação entrem, pois o resultado sai muito rápido, por tratar-se de saúde conforme fui informada pela Vera (advogada), e que é praticamente certeza que o juiz dará o caso como ganho. Vi aqui no Blog que uma moça conseguiu realizar pelo SUS.

Agradeço ao meu grande amigo Edson por abrir esse espaço para que eu possa compartilhar essa história com vocês e também conhecer outras histórias. E juntos lutarmos, passando forças um para o outro.

Que Deus abençoe a todos!

Val – 06.08.2010 (MSN zarpinha_anjo@hotmail.com)

Um comentário:

Edson Leite disse...

Val, parabéns pela coragem de expor a luta da sua mãe, que é também a sua luta. Saiba que este espaço é pouco para compartilhar todas as nossas experiências de vida, mas continua aberto a tantos quantos queiram dele fazer uso. Ao socializarmos a nossa história estamos dando a outrem a oportunidade de refletir um pouco sobre o que é viver sob a graça de Deus, nosso criador.
As suas palavras de carinho com relação a minha pessoa me deixam mais motivado a continuar nessa jornada, me faz pensar que estou servindo a alguém e isso me enche de contentamento. É muito bom saber que estamos sendo útil a alguém, é assim que me sinto quando desperto a atenção dos que aqui chegam e fazem algum tipo de comentário ou questionamento.
Desejo a D. Nena que ela tenha plena recuperação da saúde, estarei orando a Deus pedindo que o resultado do PET seja o melhor para ela. Amém.

Quero dizer que o espaço continua facultado a quem quiser fazer relatos aqui no blog, é bastante entrar em contato comigo e por e-mail passarei como deve proceder para fazer as postagens aqui. Um abraço a todos, fique com Deus.