sábado, 20 de fevereiro de 2010

Xauloda

Poucas pessoas entenderão o título dessa mensagem, talvez até mesmo a maioria das que estão ou passaram pelo tratamento com quimioterapia. Então explico, é uma variação do nome de uma droga utilizada na oncologia - Xeloda, misturada com a vocalização do adeus na liguagem dos baixinhos (xau), daí Xauloda, ou adeus xeloda!
Eram quatro comprimidos ao dia, dois após o café da manhã e dois após a janta, durante 14 dias, totalizando 56 comprimidos, isso logo após a sessão de injetáveis, que durava cerca de cinco a seis horas, realizada na clínica oncológica. Foi o protocolo alternativo encontrado pelo médico para aliviar-me das fortes reações aos quimioterápicos do início do tratamento. Reações estas que chegaram a levar-me a várias vezes à clínica, hospitais e uma internação, com agravamento do estado de saúde, cuja recuperação ocorreu nas quarenta e oito horas passadas na UTI.
Como um filme revejo todos aqueles momentos. Foram sofridos não só por mim, mas compartilhado pelos familiares e sentidos pelos amigos. Certamente que ninguém quer passar por essas situações, aceitá-las não quer dizer passividade e nem a confirmação de que é a vontade de Deus. Ele, como nosso Criador, não quer o nosso sofrimento. E o que é (foi) tudo isso? Por que as pessoas sofrem de enfermidades? Por que tantas situações conflitantes nas vidas de muita gente?

Hoje, percebo que essas situações de desequilíbro levam, paradoxalmente, a nossa vida para o encontro com o ponto de equilíbrio dantes alterado. Não quer dizer que temos que adoecer, que temos que sofrer na carne determinados desconfortos para possibilitar esse resgate. Como também,  não é verdade que aqueles que passaram por sérias enfermidades, conseguem enxergar algo de novo na sua vida. Muitos continuam no mundo dos cinco sentidos. Esse mundo no qual a maioria das pessoas ainda estar convivendo, o mundo que é ensinado nas escolas e até mesmo na escola da vida. Um mundo limitado espirtualmente e cujo poder maior está concentrado na matéria; isto é, um mundo onde o Ter é maior que o Ser!
A cada dia acredito que o mundo real é mais amplo, vai mais além do que podemos ver, ouvir, sentir (tato), saborear e cheirar. Entretanto, os nossos vícios, frustrações, ansiedades e outros sentimentos "negativos" impedem enxergar o outro lado da cortina que separa esses mundos, mudanças comportamentais das pessoas são necessárias para a promoção do livre trânsito entre eles.
   
Eita, vou parar por aqui antes que digam nos comentários que eu sarei do câncer e fiquei pirado!

Voltemos ao ponto de ponto, para finalizar, dizendo que nunca imaginei que um dia eu estaria fazendo referência a uma criação tão sem graça (ao meu ver, claro) como foi o alfabeto da Xuxa. Mas, tá feito! Talvez seja por estar enxergando um pouco além dos 10% - estou sendo muito petulante, melhor dizer que eu comecei a ver a cortina que nos separa de outro mundo...  isso já é o primeiro passo, necessário para dar início a toda caminhada. Fique com Deus!

Nenhum comentário: