sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval

Desde ontem estou me recordando do carnaval do meu tempo de menino... aqui mesmo em João Pessoa! O comércio faturava com a venda de lanças dágua, feitas de plásticos. Por elas não terem muita potência, o esguicho não ia muito longe, então fabricávamos, nós mesmos, as nossas lanças... usando cano de PVC, cabo de vassoura e borracha de câmera de ar, alguns pregos e pronto! Tínhamos a nossa "arma" a ser usada na guerra do mela-mela... A ordem era jogar água em tudo que se movia e passava na nossa frente.
Brincadeira que parecia inocente, acabou sendo considerada politicamente incorreta pelos exageros de alguns que acrescentavam outros líquidos à água... tinta, urina e outras mais. Ainda bem que isso estar fora de moda e a prática do mela-mela abolida.
Crescemos e outros carnavais foram vividos. Fomos aos clubes (quando conseguíamos ingresso grátis) brincar ao som das marchinhas, do frevo e de outras músicas carnavalescas. Foi num desses bailes de carnaval que pisei em cacos de um copo de vidro (naquele tempo não usavam descartáveis como hoje) no meio do salão... e lá fui eu levado, por duas pessoas bondosas (um casal que nunca tinha visto antes e nem depois), para o pronto socorro a fim de ter atendimento médico! Foram momentos de agonia... sentia os pontos que estavam sendo dados pelo médico. Naquele momento eu apertava a mão daquela moça desconhecida, sentindo um certo conforto e confiança. Quando tudo acabou no hospital, o casal tratou de levar-me para casa. Foi sem dúvida um belo exemplo de solidariedade humana, afina, por minha causa eles suspenderam a brincadeira de carnaval. Ainda hoje agradeço-lhes mentalmente.
Dos bailes às ruas. O famoso corso atraía somente os mais abastados, aqueles que dispunham de carros para dividir a avenida. A lembrança que tenho do corso pode ter sido gerada apenas na minha vontade de ir... não sei precisar se foi real ou não a minha participação nesse tipo de desfile carnavalesco.
Falar de carnaval é falar de Olinda! Lembre-se que estou recordando o meu tempo de mocidade. Desde aquela época aquela cidade atrai a atenção de muitos e "feliz" era quem podia ir conferir. Fiquei sempre na vontade.
O tempo passou e com ele vem novos interesses, novo foco nas coisas mundanas... e a vontade de ver o carnaval de Olinda, de perto ao vivo e a cores, ficou para trás há muito tempo. Mesmo quando passei a ter condições de ir, não fui! Hoje, então, diante da multidão que se aglomera... nem pensar! Por trás do monitor, sentado na minha cadeira ou deitado na minha cama é bem melhor para acompanhar a folia do Galo da Madrugada...
Bom, creio que matei a saudade do carnaval de antigamente com essas minhas divagações pensamentais... com a certeza de mesmo esta festa popular tendo "evoluido" bastante, posso dizer que o melhor mesmo, para mim, é aproveitar o tempo para descansar longe de toda e qualquer agitação do gênero.
Aproveite o feriado. Fique com Deus!

Nenhum comentário: