sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O retorno à quimioterapia


Estamos chegando a mais um final de semana, momento para descansar e desopilar o juízo, relaxar e organizar os pensamentos... era assim para mim! Depois de uma exaustiva carga de trabalho, merecemos o aconchego do lar, uma saída fora da rotina ou mesmo ficar sem nada fazer. Ultimamente, sem a preocupação da rotina do trabalho, a chegada do final de semana não é nada diferente dos demais dias da semana.
Mas, este final de semana para mim traz algo de diferente. Sinto-me como se fosse um estudante retornando das férias, para enfrentar o primeiro dia de aula. Hoje encerrei a série de exames que foi solicitado pelo médico oncologista para retornar ao tratamento pela quimioterapia. A relação de exames mais parece uma lista de chamada de uma sala de aula, se colocada em ordem alfabética. Muito a ver com o momento do retorno às aulas. 
Veja, tem exame com nome e sobrenome: Alanina Amino Transferase, Aspartato Amino Transferase (estes devem ser irmãos), primos do Glutamil Transferase, tem ainda Fosfatase Alcalina (não sei se é homem ou mulher), Lactato Desidrogenase e aqueles mais conhecidos, que chamamos de forma mais íntima como Glicose, Uréia e a Cretinina. Não poderia faltar o Hemograma Completo, este está sempre presente. O Raios X, falando assim dele parece que estamos comentendo um erro de português, também é um velho conhecido de todos, experiente, está em todas as ocasiões.
Nas classes mais adiantadas, ressaltamos a Tomografia Computadorizada - nome de senhora, inspira respeito e nela esperamos refletir as boas imagens do que temos dentro de nós e incapazes de serem vistas a olho nú. E para fechar a relação com chave de ouro, eis que surge o C-erb2, nome que lembra os filmes de ficção... na verdade um exame específico para acompanhar o processo de alteração dos tumores durante o tratamento oncológico.
Então, com a conclusão desses exames e com os seus resultados em mãos vem a certeza de que estarei retornando a fase inicial do tratamento com a quimio. Mesmo com ansiedade latente, não tem jeito de eliminá-la de uma vez, vou buscando preencher o tempo de alguma forma... para não deixar a mente vagando por campos negativos ou de temor. 
Nessa segunda chamada, é a chance de obter a recuperação total. É nisso que devo focar o meu pensamento. Como aluno da vida, devo fazer meus deveres de casa bem certinhos para que o Papai do céu possa se orgulhar do seu aqui filhinho na terra! Vou continuar pedindo a Ele que, de presente, me deixe continuar vivendo aqui por mais tempo! Tenho me esforçado, todos os dias, para melhorar o meu comportamento e o meu desempenho global para que a minha nota final seja merecedora de aprovação.
Assim, espero continuar respondendo "presente" quando for chamado a fazer algo ou simplesmente dar o meu testemunho de quão bela é a vida. Fique com Deus!


JOÃO PESSOA, 05 DE FEVEREIRO DE 1987

Assim poderia ter iniciado a escrita de uma carta para ser lida hoje, 23 anos depois! Mas não foi possível fazê-la, faltou-me tempo tamanha a alegria e o contentamento daquele momento... Aquele dia jamais será esquecido!
Passado esse tempo, continuo lembrando muito bem dos detalhes, desde o amanhecer - com os preparativos iniciais, entardecer - com o evento em si,  ao anoitecer - com a presença daquele novo ser na minha vida. Isso mesmo, é a data de nascimento da minha primeira filha: a quem foi dado o nome de Priscila!
Hoje é o seu aniversário! É uma data sublime, maior dentre todas as datas,  devemos comemorá-la sempre.
Parabéns, Priscila pelo seu aniversário!
Você cresceu, tornou-se mulher, linda como sempre, cheia de alegria - que contagia - e hoje tem a oportunidade de comemorar este seu dia juntamente com a aquela que é fruto da sua sementinha: Ana Vitória! Sem dúvida, um grande presente que você ganhou com quase um ano de antecipação! Beijos, te amo muito. É muito bom chamá-la de filha! Fique com Deus! 

4 comentários:

Anônimo disse...

Admiro a maneira que vc encara essa luta. Seus posts são criativos, qto mais se lê, mais se quer continuar a ler. Falando sobre os nomes dos exames e o que eles nos remete, o q Pet scan seria então? Uma loja de alimentos para animais? rsrsrsrsr....
Deus vai te amparar nesse seu caminho, eu tenho certeza. Estarei aqui torcendo por vc.São provinhas q vc terá q estar preparado, e vc sabe mto bem como se prepara. Por isso vc passará por todas, se Deus quiser.
Fica com Deus! Bjo

Antonia Gabriele disse...

Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, tenho certeza de que vc se sairá muito bem nesse novo ano da escola da vida... Desejo Sorte? Sei lá... Talvez o "ideal" seria FÉ... Apropriando-me da canção da banda Vida Reluz, segue abaixo as palavras que quero te dizer:
"Vem que a tempestade já não pode te abalar
A segurança em meu barco encontrarás
Confia em mim o meu amor te abrigará
Sei que angustiado o coração se endureceu
mas eu entendo tudo o que te aconteceu
Ainda é tempo de voltar para o teu Deus
Não tenhas medo pois eu estou aqui é o teu Senhor quem diz
Quero guiar os passos teus
Vem entrega-te então farei morada em teu coração
E quando anoitecer cansado eu te encontrar
No silêncio teu eu irei te consolar
Nos braços meus descansarás
Forças te darei
Forças te darei"

Apenas FÉ!!!
Bom final de semana!

Unknown disse...

Cheguei aqui saltitando de blog em blog gostei do que li e resolvi fazer uma leitura total.
Quero felicita-lo pela sua coragem nesta luta contra a "bixarada"
Tambem eu fiz cirurgia ao figado em Agosto de 2008, correu bem fiquei livre do Sr. carcinoma hepatocelular que se alojou nas minhas iscas hehehe.
Como eu o compreendo nos seus relatos continue com esse espirito lutador pois de batalha em batalha a bicharada vai ficando aniquilada .
Desejo-lhe força nessa nova batalha (quimio) que vai iniciar e estou certo que vamos vencer mandando as bicharadas para o espaço..
Cordialmente
jorge

Edson Leite disse...

Hoje estou muito contente, três comentários assim tão generosos deixam-me deveras entusiasmado. Obrigado a todos, a Regina que sempre faz seus comentários, a Antônia Gabrielle que em breve terei a oportunidade de conhecê-la pessoalmente (trabalha com a minha filha) e ao Jorge do além-mar, nosso irmão de Portugal. Estou ficando famoso... hehehehe Fiquem todos com Deus!