quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Caça aos mijões!

O ato de urinar é uma ação fisiológica necessária para esvaziar a bexiga. Isso todos nós sabemos. A ingestão de líquidos é outra necessidade básica de qualquer ser vivente e não poderia ser diferente para os humanos. Também é uma verdade que todos nós sabemos desde a mais tenra das idades. Ingerir bebidas alcoólicas acelera o metabolismo dos rins e o resultado é o enchimento da bexiga em pouco tempo e, com isso, vem a necessidade de esvaziá-la. Isso vale também para a água e outros líquidos. Ai começa tudo de novo...   
A civilização moderna dita normas de condutas a serem seguidas por todos aqueles que dela participam e são repassadas de geração a geração, num processo de educação continuada. São os cumprimentos, ações de cortesias, posturas e outros atos que promovem a socialização e regem o comportamento dos indivíduos. Muitas dessas normas são universais e são seguidas amiúde. Uma dessas normas é não fazer as suas necessidades fisiológicas em locais públicos!
Determinados eventos provocam o aumento da concentração de pessoas em locais abertos, como praças e avenidas e trazem à tona um problema elementar que tem ganhado enorme proporção por estar sendo tratado pela mídia televisiva - que tem grande poder de penetração nos nossos lares. Trata-se da ação das pessoas que estão urinando nos locais públicos... assim, descaradamente encostados em postes, portões, muros ou outro obstáculo qualquer. Transformando as vias públicas num grande mictório a céu aberto!
A televisão, através dos seus programas jornalísticos, estão dando cobertura ao assunto em defesa do resgate da sanidade (ou será apenas mais uma matéria noticiosa?).
O carnaval do Rio de Janeiro está inovando na caça aos mijões e colocou nos arredores das grandes concentrações de foliões centenas de fiscais para fisgarem aqueles que forem flagrados esvaziando a bexiga ou tirando a água do joelho... Em outras cidades também estão ocorrendo verdadeiras operações de guerra contra este costume que tem se repetido ao longo dos anos.
"Antigamente" somente os homens ousavam fazer xixi na rua, creio que pela facilidade que temos, hoje, homens e mulheres estão dividindo a culpa pelo agoamento das calçadas e das fachadas dos prédios. As mulheres estão vencendo as dificuldades do ato com muita criatividade, conforme demonstrado em matéria televisiva, criando verdadeiros "manuais" a serem seguidos pelas mais destemidas. O homem age de forma individual, é mais fácil encontrar um lugarzinho cômodo, enquanto a mulher precisa de uma "retaguarda" formada pelas amigas para formar uma barreira de proteção visual e muita ginástica. 

Campenoato dos mijões!

Como disse, a maioria dos canais de televisão estão empenhados no assunto e um desses canais promoveu um verdadeiro campeonato de mijões para saber em qual das cidades eles são mais atuantes. Foram instaladas câmeras escondidas em algumas cidades, dentre elas, a minha querida João Pessoa. Aqui, eles aproveitaram a passagem de um certo bloco de carnaval, na semana anterior  e no bairro do Miramar  registraram a frequência de cerca de 270 dessas mijadas fora do pinico, quero dizer fora do banheiro. Infelizmente, ficamos com o prêmio máximo de mijões indesejados! A câmera instalada na cidade de Santos-SP não flagrou nenhum mijão ou mijona!

Acredito que um pouco mais de educação doméstica e um maior número de banheiros químicos disponível por ocasião desses eventos, que atraem multidões de consumidores de bebidas (para culpar a bebida por esse desatino), certamente mandará, no futuro, esta premiação para o espaço e mostraremos que corrigimos este ato presente. Assim espero. Fique com Deus!

Nenhum comentário: