sábado, 27 de fevereiro de 2010

O que é um blog?


Quando lemos um artigo, um texto qualquer e deixamos registrado um comentário acerca do que foi lido demonstra que a mensagem não nos foi indiferente, ou seja, causou algum impacto. Seja de admiração ou de censura. E esses comentários são muito importantes para quem escreveu o texto, motiva a pessoa a continuidade. Se vem em forma de sugestão, servirá, no mínimo, para ser analisada a proposta e poderá ser aceita ou não. Muitas vezes, um simples comentário transforma-se em tema de uma postagem.
Fazendo valer o que acabo de escrever, ressalto que foi o último comentário que motivou-me a escrever sobre o que vem a ser um blog, para que serve e como fazer um?
Para responder a primeira pergunta, o que é um blog? Recorri ao dicionário impresso, inglês/português, não encontrando nenhuma definição, nenhum significado para esta palavra. Em um dicionário on-line também não encontrei nenhum termo relacionado.
Pensei, o jeito é recorrer ao google e fiz-lhe a pergunta temática. Ai o danadão respondeu com oitenta e seis milhões de possibilidades de encontrar o que estava procurando. Comecei pela primeira mesmo e logo me dei por satisfeito, estava diante de meia dúzia de definições e isso me bastava para ilustrar esta minha postagem. Na verdade eu estava mesmo precisando saber sobre o assunto. Não havia pensado nisso quando resolvi criar este "diário", acho que é pertinente este tema de hoje.
Bom, ficando apenas no primeiro link, fiz alguns destaques sobre o que vem a ser um blog. Eis ai algumas opiniões pessoais, extraídas do site abaixo referenciado:
"É como se fosse um diário só que on-line. E quando tem foto, o pessoal chama de fotoblog. Como vê, cheio de nomes frescos!"
"Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).
A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado."
"Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa."
Seja lá o que for de verdade, tenho usado isto aqui para publicar as minhas ideias e pensamentos acerca do meu cotidiano, não perdendo de vista, naturalmente, o tema central que motivou a sua criação. O combate ao câncer! Ou melhor como me comporto depois de estar diagnosticado como um ser portador de câncer. Devo prostrar-me? Cair de joelhos e ficar rezando pela cura? Cada pessoa reage de forma diferente. Atualmente, muita gente tem buscado ajuda em sites de relacionamento, sites pessoais (blogs). Isso ocorreu de forma natural. Alguém percebeu que as suas experiências poderiam contribuir para a melhoria de outrém.
Também penso assim. Daí ter criado este blog no auge do meu tratamento, para expor o que estava ocorrendo comigo ali... naquele momento. Mais recentemente, cheguei a postar de dentro do hospital... ainda na recepção, aguardando os procedimentos burocráticos da internação (descaso sofrido com maior intensidade pelo nosso amigo Gustavo, aqui na mesma cidade, no mesmo hospital)... expressando as minhas ansiedades no leito hospitalar, às vésperas de uma grande cirurgia... logo depois fiz postagens quando sai da UTI, enfim, em tempo real para que as pessoas vissem que temos condições de continuar vivendo.
Passados esses momentos, o que fica, graças a Deus é a disposição de mostrar que estamos aqui atuantes, conscientes do nosso papel nesse mundo e que muitos outros temas, fora a doença, precisam ser abordados e comentados.
Graças a Deus estou podendo dar este enfoque diferente ao blog ou site e tive o cuidado de avisar aos que me tem seguido esta nova fase. Não que fosse necessário, pois as pessoas por si só acabariam percebendo essa mudança.
Creio que nas entrelinhas do acima exposto, já respondi a pergunta: Para que criar um blog? Mas, de forma resumida, posso dizer que é para compartilhar as nossas experiências de vida e também para publicar as nossas impressões acerca dos mais diversos assuntos.
Para obter resposta à última pergunta, Como fazer um blog? recomendo fazer uma pesquisa na internet! Sugiro entrar no site http://www.blogger.com/ e lá você certamente verá o quanto é fácil fazer isso aqui! Tem outros, pesquise no google. Então, mãos à obra, boa sorte. Fique com Deus!

2 comentários:

Anônimo disse...

PARA MIM ESCREVER E COMPARTILHAR MINHAS IDÉIAS É UMA TERAPIA. POR ISSO CRIEI O MEU BLOG.DESDE A ADOLESCENCIA JÁ TINHA DIÁRIO. A DIFERENÇA É QUE AGORA COMPARTILHO OS MEUS MOMENTOS RELACIONADOS A MINHA SAÚDE, PRINCIPALMENTE A MINHA LUTA CONTRA O CÂNCER. BOM FIM DE SEMANA. BJO

Edson Leite disse...

Oi Regina, certamente uma grande terapia. Admiro muito as suas postagens, tanto que tenho recomendado a outras pessoas que façam uma visita ao seu blog. Tem até link do meu blog, por acreditar que essa terapia pode ser útil a muita gente. Parabéns!