quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Novo Real

ATUALIDADE
Foram apresentadas pelo Banco Central as novas cédulas do Real. É um momento histórico e muita gente tem testemunhado, assim como eu, mais esta metamorfose monetária. Desde que me entendo por gente, menino ainda no Piauí, o dinheiro circulante no país passou por diversas mudanças e hoje, como coroa, posso ver novamente a nova cara da nossa moeda.
Só no "meu tempo" já foi chamado de Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro (segunda vez), Cruzeiro Real e, finalmente, o Real de hoje que está tendo uma maior duração desde a sua criação. Inúmeras figuras históricas ilustraram as cédulas de "antigamente"... Pedro Álvares Cabral, Duque de Caxias, Deodoro da Fonseca, Marquês de Tamandaré, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, Princesa Isabel, Dom Pedro II.
No tempo do real algumas mudanças já haviam ocorridas na sua aparência, tentativa de usar o plástico como matéria prima e a supressão da cédula de 1 real - passando a circular apenas em moeda, juntamente com as suas frações. Infelizmente, pela sua desvalorização, saiu de circulação também a moeda de 1 centavo. Não demorará muito para sair também a de 5 e até a de 10 centavos...
A principal alteração é nos tamanhos das notas, maior tamanho para maior valor! E a introdução de mecanismos visuais mais difíceis de serem copiados pela pirataria. Vai ser uma confusão na hora de alinhar notas de diversos valores num mesmo pacote...

COISA DO PASSADO

Para os saudosos, seguem abaixo algumas cédulas scaneadas por mim do tempo do Cruzeiro... elas fazem parte da minha pequena coleção.  Uma curiosidade, naquela época o Brasil não tinha tecnologia para imprimir o nosso dinheiro, daí algumas dessas notas foram impressas em Londres e outras nos Estados Unidos, observem o rodapé de cada cédula. Clique na imagem para ampliá-la.


MAIS RECENTEMENTE...

Agora, algumas notas que circularam mais recentemente, chama a atenção os carimbos nas notas! Originalmente elas circularam sem carimbo nenhum, mas devido a inflação que galopava na economia, as notas "perdiam" os zeros... criava-se nova moeda e para não perder as cédulas já impressas, evitando prejuízos para o governo, tascavam o carimbo com o seu novo valor.
Uma curiosidade, tamanha era a velocidade com que isso ocorria que a desvalorização permitia o luxo de guardar algumas notas ao receber o meu pagamento no Banco... tenho comigo algumas notas que nem circularam no comércio, recebia do caixa, novinhas, estalando como se diz e colocava numa agenda ou livro para evitar dobrá-las...


Esta última, abaixo, é uma das antecessoras das atuais. Também circulou sem carimbo antes de perder os zeros ou o seu poder de compra! 


Com tanto dinheiro no blog, desejo boas compras a todos. Fique com Deus!

Nenhum comentário: