segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Restauração

Sinto que estou num processo continuo de restauração do corpo e da mente. Os tecidos que atingidos vão dando sinais de acomodação nos espaços que ficaram vazios, afinal órgãos foram retirados na sua totalidade e outro parcialmente. Do estômago restou muito pouco; do fígado, pouco mais da metade e da vesícula nada restou. Então é natural esta sensação de acomodação das carnes.
Paralelamente a esta acomodação da carne, ocorre a restauração da mente. Um novo modo de enxergar a vida tende a resultar mudanças de comportamento, com práticas mais saudáveis ao organismo. Mas, isso não ocorre assim da noite para o dia. Será necessário um tempo maior para que esta descoberta seja compreendida e esteja perceptível.
O importante é reconhecer este fenômeno e dele abstrair o que nos serve e o que não nos serve, de forma sistêmica. Fazendo as nossas escolhas, com a consciência de que estas são as responsáveis pelo nosso destino. Colhemos o que plantamos. Ouvimos no rádio do carro ou de casa a programação conforme a faixa sintonizada, a escolha é nossa. Comparando a nossa vida com os aparelhos de rádio, também estamos captando tudo ao nosso redor e são muitas as "estações" ao nosso alcance. Em certos momentos podemos captar sinais negativos e continuarmos naquela frequência aniquiladora ou podemos mudar de faixa e procurar sintonizar os canais positivos e/ou construtivos, afinal, ninguém, mentalmente sadio, gosta de sofrer!
Se antes de adoecer eu procurava sempre ser otimista, positivista agora estou empenhado mais ainda em continuar a pensar e agir dessa forma. Muitas vezes, rindo de mim mesmo ou fazendo piada a meu próprio respeito, sem saber eu estava praticando uma das etapas do caminho espiritual - aprender a rir de si mesmo!
É fácil? Claro que não, responderia de pronto se alguém me houvesse perguntado. Tudo depende de ser um ato continuado, exercitado constantemente. Não se adquire em um dia ou numa semana um físico dotado de musculação saliente. Assim como no fisiculturismo demanda tempo para apresentar o resultado esperado, o trabalho com a mente para alterar nossos padrões de comportamento também requer tempo. Podem ser diferentes, essas mudanças, do corpo e da mente, sendo independentes, não guardam relação entre si.
Como disse, penso que o importante é o primeiro passo, reconhecer o processo de restauração da mente como sendo vital, assim como é a ingestão de qualquer alimento para o nosso corpo.
Este assunto vai continuar... Fique com Deus!

Nenhum comentário: