sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A Linha do Tempo

Voltando para a abordagem do tema anterior, percebemos que o mundo atual tem levado as pessoas a perderem um dos maiores referenciais da vida: o tempo. Se perguntarmos quantos anos faz que determinado evento ocorreu, provavelmente ficaremos surpresos diante da resposta e deixamos escapar a pergunta: "- Tudo isso?! Parece que foi ontem", acrescentamos.
O tempo está passando mais rapidamente ou a velocidade das informações é que tem aumentado e contribuido para nutrir esta sensação?! Muitas vezes me pego refletindo sobre o assunto e a impressão que tenho é que muitos fatores contribuem para este fenômeno. Alguns exemplos a seguir serão dados para justificar a tese de que o homem tem "acelerado" o tempo, provocando uma ruptura na linha natural dos fatos e acontecimentos que nos faz perder o nosso referencial.

Assistir televisão diariamente tem sido muito danoso para quem não quer ver o tempo passar... antigamente podíamos dizer que era justamente para se ter o efeito contrário, ou seja os programas serviam de entretenimento para "ajudar a passar o tempo". Mal acaba um programa semanal como Fantástico, Domingo Legal e tantos outros... e lá estamos novamente recebendo as chamadas diárias para o próximo programa a ser exibido... Isso para citar apenas os domingueiros, ocorrendo o mesmo para os demais programas que são exibidos ao longo da semana.

Deixando os programas de lado, mas ainda de dentro da televisão, nos deparamos com informações que aproximam demasiadamente o futuro dos dias atuais. Trazendo para o nosso dia a expectativa de viver situações antes nunca pensada. Um exemplo prático. Desde o ano passado, 2008, estamos vivendo o ano de 2010. É como se o ano de 2009 já houvera sido devorado. No mês de março deste ano já tinha fabricante de automóvel apresentando a sua linha de produção de 2010.
Hoje pesquisando na net descobri que tem sites, mais de um milhão e duzentos mil, falando das Olímpiadas de 2016... pode isso?? Estão devorando as de 2010, 2012 e 2014. O mesmo ocorre quando se fala da copa do mundo de 2010 que paesar de ainda não ter ocorrido, tem sido assunto da mídia há anos atrás e, o pior, a expectativa da copa de 2014 suplanta na mente dos torcedores brasileiros o evento do próximo ano. Então, com tantas datas na cabeça, qual é mesmo a data de hoje? Em que ano estamos? Vamos festejar a entrada de 2010 de olho em 2014, 2016... afinal, o ano ainda nem chegou e já tem o olhar da maioria voltado para o seu final. A razão disso está nos dois maiores eventos que ocorrerão a partir do sexto mês daquele ano, a copa do mundo de futebol e a realização das eleições para presidente, senadores, governadores, deputados federais, estaduais e distritais (estes somente em Brasília) - grafados em minúsculos pelo desmerecimento de deferência. Então, juntamente com o carnaval começam os abusos das falas dos políticos até a chegada nas urnas - podemos dizer que o ano de 2010 foi vencido desde já!

Uma coisa começa a acabar depois que é consumida mais da sua metade... é lógica! Mas, acabar antes de começar é triste, é as trevas! Para citar a fala da personagem da novela que esperamos ansiosamente pelo seu momento final... que dar-se-á no início de 2010! Olha ai novamente o futuro dentro da nossa vida de hoje.
Moral da história: "O melhor é manter desligada a nossa TV por mais tempo!" Fiquem com Deus!
PS.: A imagem foi baixada pela Internet e pode ter direitos autorais.

Um comentário:

ITAMAR E LUZIA disse...

TEMOS A CERTEZA QUE DEUS GUARDOU O MELHOR PRA VC,EMBORA TUDO PARECE NÃO TEM FIM É COMO UMA NOITE LONGA E CHUVOSA CHEIA E TEMPESTADE. MAS NO DIA SEGUINTE SEMPRE VIRA UM NOVO AMANHECER COM OS RAIOS DO SOL PRA CLAREAR O SEU DIA. SEJA CONFIANTE NÃO PERCA AS ESPERENÇA ENTREGUE O SEU CAMINHO AO SENHOR E TUDO ELE FARÁ POR VC.
JESUS DISSE:TUDO QUE PEDIRES EM MEU NOME PARA O MEU PAI EU OS DAREI.

ITAMAR E LUZIA