quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz 2010

Hoje é o último dia do ano. Para muita gente será o dia de fazer o balanço das coisas que aconteceram ao longo do ano, para descartar as ruins e esperar repetir as coisas boas no próximo ano. Tradicionalmente teremos a Maratona de São Silvestre, uma grande corrida na cidade de São Paulo que tem marcado o encerramento do ano esportivo aqui no Brasil, cujo vencedor tem sido, naturalmente, um grande atleta de âmbito internacional. Apesar de ser um evento de grande porte, para os grandes vencedores, nesta competição é permitida a inscrição de todo tipo de gente, atleta ou não, pessoas comuns que querem apenas ter a oportunidade de estar ali participando - mesmo sem ter a mínima chance de vencer e muitas nem chegam a concluir o seu percurso total, pela fadiga do esforço para vencer aqueles quilômetros de pista.

Diante das características de uma maratona podemos fazer um paralelo com a nossa vida. Em muitos momentos nos deparamos competindo com alguém, seja realizando provas escolares, vestibulares, concursos públicos, enfim, numa gama de atividades que é uma verdadeira maratona a ser vencida. Muitas vezes tendo que superar metas no trabalho, apresentando resultados positivos.Não podemos fugir disso, é a realidade dos nossos dias.
O início de um novo ano pode ser pensado como início de uma grande prova de resistência, assim como o é numa maratona esportiva. Desejamos participar e superar as nossas limitações, esperando cruzar a linha de chegada. Para muitos, nem precisa ser em primeiro lugar... a oportunidade de participar já é uma grande vitória! É o caso de pessoas com enfermidades, de pessoas que estão debilitadas física e/ou emocionalmente e que estão fazendo parte da sua própria torcida para esta jornada que se avizinha. Os quilômetros a serem vencidos na São Silvetres são pensados como sendo dias, meses ou mais um ano de vida para estas pessoas!
Quando estamos bem de saúde não nos damos conta da importância que é o viver! Não percebemos na simplicidade das coisas nenhum valor, mas é ali mesmo, nas coisas mais simples, que encontramos o verdadeiro ouro. O significado da vida.
Dentro da visão de que a vida pode ser comparada a uma maratona, aproveitarei este meu espaço para chegar até você uma mensagem que recebi na minha caixa postal eletrônica. Não sei a sua autoria, nem veracidade, mas é a segunda vez que a recebo. Segue abaixo transcrita.

ESPÍRITOS EVOLUÍDOS

"Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.

Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então viraram e voltaram. Todos eles.

Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:

- Pronto, agora vai sarar!

E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada..

O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...

Talvez os atletas fossem deficientes mentais... Mas com certeza, não eram deficientes espirituais..."

MORAL DA HISTÓRIA:

"O que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique ter que diminuir os nossos passos..."

UM CONSELHO:
Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso...

Como disse Albert Einstein: O sucesso é consequência!

Nenhum comentário: