quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Bombou na TV

Hoje vi na televisão, Rede Globo, duas situações interessantes envolvendo pessoas amigas. A primeira delas ocorreu na cidade de Goiânia-GO no dia de ontem, dia 01. Não fosse pela irresponsabilidade dos envolvidos eu diria que o episódio era digno de aplausos pelo ato de solidariedade do amigo, mas poderia ter acabado numa tragédia mesmo. O fato é que um sujeito caiu numa blitz policial e foi constatado que o mesmo estava dirigindo embriagado e a ele foi dado a oportunidade de chamar uma pessoa da família ou um amigo para retirar o seu veículo da delegacia, evitando que o mesmo fosse encaminhado para um desses depósitos de carros apreendidos - afinal o carro não tinha culpa de nada, na visão do bêbado! Então, para acudi-lo, veio um amigo do sujeito todo prosa dirigindo a sua camionete (não me pergunte como ele levaria os dois carros pra casa...). Não levou nenhum, nem outro... o cara também estava embriagado e ainda por cima com a documentação da camionete vencida! Isso é que é amizade, ficaram os dois em cana! Como disse, seria cômico não fosse trágica a situação. Moral da história: Se beber, não dirija mesmo... nem para socorrer um amigo!
A outra situação ocorreu aqui mesmo em João Pessoa-PB no início da manhã de hoje, dia 02.
Uma festa de confraternização de final de ano promovida por um grupo de pessoas amigas... tudo normal não fosse o local de realização dessa festa. O interior de um ônibus coletivo em seu itinerário normal, pegando os passageiros normalmente nas paradas como manda o bom figurino, com direito a ornamentação de bolas de sopro, frutas e outras guloseimas. A amizade do grupo nasceu há 08 (oito) anos na repetição dos encontros ocorridos diariamente na mesma parada (na reportagem dava para entender que era no ponto inicial dessa linha do coletivo do Conjunto Ernesto Geisel), sempre no mesmo horário matutino. Muitas nem sabem aonde a outra mora, são amigas dali, da parada mesmo. Isso sim é uma demonstração de reconhecimento do valor de uma pessoa, mesmo sem maiores vínculos pessoais estão nutrindo o carinho da amizade e da solidariedade humana. Parabéns a esse grupo do Geisel! O importante é considerar as pessoas como sendo nossos amigos de verdade, não importa de que forma nos conhecemos... se no trabalho, na praça, numa festa ou numa parada de ônibus.
Esta segunda história me faz lembrar que no condomínio onde moro ocorre exatamente o contrário, mesmo convivendo a poucos metros de distância muitas pessoas passam umas pelas outras e sequer fazem um cumprimento, esquecem de cordialidades básicas como desejar um bom dia, uma boa noite... Ora, há quem deixe a porta aberta quando entram no prédio - apesar de existir uma placa na porta que adverte sobre o risco de ficarmos expostos a meliantes. Viver em comunidade não é fácil mesmo, não é para qualquer um, é preciso ter tido educação doméstica bastante sólida. Um dia o espírito do grupo do Geisel tomará conta da maioria... Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: