quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Idoso

Hoje me dei conta de que o tempo está passando de verdade. Estacionei o meu carro na Zona Azul, no centro da cidade, numa vaga comum, pelo menos não tinha nenhuma placa indicativa de que era destinada a pessoas idosas ou com deficiência física - observo muito para evitar apropriar-me dessas vagas especiais. Logo surgiram dois funcionários responsáveis pelo estacionamento naquele setor e nada me cobraram (costumam fazer abordagem na nossa chegada para pagar a taxa ou solicitar que deixemos o pisca-alerta ligado no caso de querermos usar o tempo de 10 minutos de carência). Ao invés disso, ficaram calados. Segui então às compras, despreocupado com o tempo. Não tinha nenhum compromisso para esta tarde.
Demorei cerca de quarenta minutos para retornar e pegar o carro. Já estava com o dinheiro trocado em uma das mãos para pagar a taxa de estacionamento, afinal tinha passado os 10 minutos de carência e nem tinha deixado o pisca ligado - o que me obrigaria a efetivar o pagamento. Choquei quando vi um papel na cor rosa preso sob o limpador do parabrisa - esperava encontrar o ticket da zona azul (que é azul, não rosa) - e para o meu espanto aquele papel rosa também era relativo à Zona Azul, criado para os veículos em estado de carência e fiquei chiclete quando vi que estava marcado IDOSO! Portanto, com carência de 60 minutos!
Isso deixou-me liberado do pagamento da taxa e com a certeza de que estou ficando velho!
Aos olhos da dupla dinâmica que marcou aquele X na opção do idoso já rompi o cabo canaveral. Pelo menos uma coisa boa, um proveito dessa doença - isentar, pela minha aparência atual, do pagamento de taxa de estacionamento (pena que não ando muito pelo centro da cidade).
Este fato não foi um caso isolado, tenho notado que ao chegar em alguns locais públicos como bancos e outros em busca de atendimento... prevalece a Ficha Preferencial, que recebo para não desconcertar a pessoa que me deu a senha ou fazer ela pensar que estou querendo ser jovem.
Enfim, são situações novas que vieram com o câncer e por isso não tenho nenhum motivo para comemorar. Quisera ter conquistado esses direitos pelo passar real do tempo e não pelo imaginário das pessoas que me cercam. Mesmo assim, aproveito para tirar uma onda com tudo isso. É a vida. Fiquem com Deus.

Um comentário:

marinaldo soares barbosa disse...

Este momento vale para cada um de nós. Não é nem foi só você que viu-se assim. É que a nossa mente é juvenil. Sempre nos achamos o CARA, o TAMPA, o TARZAN mas o mundo não para e muitas vezes ou quse sempre nos sentimos assim como crianças, jovens, pouco maduros, saudáveis... so que o espelho da vida aos nossos olhos é um ...e o espelho do mundo é outro. Este momento não foi da doença, mesmo os sem ela tambem já passaram por esse acaso. Mas você é um eterno jovem, talvez seja esse seu coração grandioso que o faz parecido com a rocha. Queria só lembrar uma frase de um presidente dos Estados Unidos chamado Abraão Lincool:NESTA VIDA NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR! TEmos que ser otimistas, pensar grande, pensar que podemos tudo, não em nos mas naquele que nos fortalece eternamente...JESUS CRISTO. Só ele nos basta, temos que achar que vale a pena viver, ainda que um segundo, pois estar vivo é um dom de poucos. Esta sua reflexão achei muito boa por isso senti necessidade de postar esse comentário.