quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Radiofrequência

"Alô... chamando o fígado! Aqui é da base alfa... câmbio! Acorda, vamos iniciar a radiofrequência para eliminar os invasores... câmbio! Todos a postos e preparados... câmbio!"

Este monólogo pode fazer parte dos preparativos para o Plano B a ser usado nesta fase do tratamento para combater a recidiva do câncer no fígado. Segundo o médico cirurgião, em conjunto com o oncologista, vamos bombardear as células inimigas com dosagem de quimioterápicos durante os próximos sessenta dias; avaliar o comportamento dessas células por meio de uma ressonância magnética e partir para a Parte 2 do plano atual. Essa parte corresponde a radiofrequência que consiste em introduzir uma agulha bem no ponto central do tumor, esta, quando atingir o alvo, vai abrir em forma de um guarda-chuvas (sem pano) e "queimar" tudo em sua volta. Pronto, simples assim. 

Ao chegar em casa, pouco antes de iniciar esta postagem, me debrucei sobre o google em busca do que vem a ser a radiofrequência e encontrei uma resportagem que nos dar conta de que é um tratamento ainda muito recente, como se vê pela manchete:

"Cirurgia inédita por radiofrequência para eliminar câncer de fígado será realizada em Colatina -ES"

Para preservar a pessoa, resolvi não copiar a matéria. Faço uma ressalva para informar que esta cirurgia foi realizada no mês de maio próximo passado. O fato de ser um procedimento novo não me assusta nem um pouco, afinal o meu médico, que foi meu aluno no ensino médio, realizou a primeira cirurgia para transplante de fígado no estado da Paraíba, há cerca de 3 anos. Então, pioneirismo com resultado positivo é o que importa, para iniciar uma caminhada é necessário sempre o primeiro passo, não é mesmo?! Digo isso com convicção, não estou em estado tal que tenha de apelar para qualquer coisa... Entretanto, vamos enveredar por todos os caminhos, idealizando e executando os mais diversos planos de ataque e defesa. Essa bicharada não vai vencer assim sem resistência, vamos continuar superando as adversidades que a vida tem me reservado. E elas não são nada perto das coisas belas e agradáveis que Deus já me deu e vai continuar me dando enquanto vida houver... aliás, a minha vida é a máxima dessas coisas boas a que estou tendo direito de usufruir e de zelar.
Princípio da Radiofrequência. A energia emitida pela fonte entra pela agulha posicionada no tumor e sai pelas placas colocadas na coxa do paciente formando um circuito elétrico. A corrente elétrica alterna gera agitação iônica do tecido tumoral que provoca calor e queima o tecido tumoral
Imagens: http://www.abvhl.com/dados-basicos-sobre-vhl/orgaos/rins/ 

2 comentários:

Unknown disse...

É isso aí meu amigo...
Deus se utiliza da ciência para nos ajudar... E enquanto existirem possibilidades boas de cura devemos aproveitá-las... E isso jamais significará desespero de causa, apenas confiança na providencia Divina que sabe qual é a sua caminhada nessa jornada contra o adoecimento...
Estou rezando e nos mantém informados sempre!!
BeijoKas...

Edson Leite disse...

Obrigado pela força e energia que recarregam as baterias necessárias para o enfrentamento dessas adversidadess.
Manterei as informações atualizadas. Bjs