sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O preço da vida

Amanheci o dia na porta da clínica disposto mesmo a ser o primeiro. Não sabia que era tão cedo, as portas estavam fechadas. Por pouco pensei que tinham marcado a consulta para outro dia e busquei com o olhar maia apurado, por uma brecha, a presença de alguém. Lá estava o responsável pela abertura das portas, pronto estava garantido o primeiro lugar. A pressa é para poder ir para a repartição, tenho compromissos a cumprir e o dia acaba ficando muito curto.

Enquanto aguardo a chegada do médico estou assistindo o noticiário nacional e me deparo com a notícia do implante do coração artificial no senador Romeu Tuma. Um procedimento raro no Brasil e no mundo, aqui é o segundo caso. Pelo que passou, de tecnologia alemã, o aparelho auxilia o coração debilitado na execução da tarefa de bombeamento do sangue. O custo desse procedimento: cerca de 800 mil reais (feita a conversão). A pergunta: será que um cidadão comum tem acesso a um procedimento desse tipo?! É uma das vantagens de ser senador da república, garantia de acesso aos mais modernos tipos de tratamento médico. O que também vale para ministros de estado e outros cargos de igual peso. E as demais pessoas que padecem, muitas vezes sem sequer ter acesso a uma consulta médica?!

Outras pessoas, como eu, estamos tendo acesso com limitações impostas pelo sistema. Poderia estar fazendo o PET Scan (um exame que já existe há 20 anos na Europa e nos Estados Unidos) para checar a que nível anda o câncer no meu organismo e não tenho acesso garantido. Foi preciso me valer de favores de terceiros para  realizá-lo no ano passado. Há mais de ano, já deveria ter realizado outro neste ano e sinto vergonha dessa minha limitação. Vergonha que aumenta de tamanho quando tomamos conhecimento de notícias dessa natureza. Romeu Tuma tem mais é que buscar uma sobrevida, para ficar mais tempo ao lado dos seus entes queridos. Todos nós temos esse mesmo direito. Será preciso eu me eleger um representante do povo para passar na frente desse povo e ter acesso ao que existe de mais moderno na medicina mundial?

Se é assim, serei candidato nas próximas eleições (caso tenha tempo para isso). Preciso do seu voto para garantir um tempo ainda maior e quem sabe esse tempo a mais será utilizado para compensar a sua confiança que será depositada nas urnas. Prometo defender o SUS como verdadeiro sistema de saúde, desde a prevenção até a promoção da cura. Para isso só precisa de alocação de verbas, essas que estão hoje servindo para pagamento da dívida externa... uma dívida e(x)terna, do mesmo tamanho que é a dívida interna (a que o governo mantém com a população brasileira). O meu número é ... Ihhhhh acabou o tempo do comercial eleitoral. Fique com Deus.

Nenhum comentário: