segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reforma da Previdência na França


A greve continua... Tudo para barrar uma reforma que irar prolongar o tempo de serviço dos trabalhadores franceses por mais dois anos. Aqui no Brasil, ocorreu a reforma da previdência em dois momentos. No primeiro deles, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, foi introduzida idade mínima para se obter a sonhada aposentadoria. Não bastava apenas completar, no caso dos homens, os 35 anos de trabalho (ou de contribuição) passou a ser necessário também ter a idade mínima de 53 anos. Não respeitaram nem o direito adquirido daqueles que já estavam ingressos no serviço público e prestes a se aposentar. Eu, particularmente, completei 35 anos de serviço, contando com a idade de 51 anos. Não me aposentei devido a segunda "reforma da previdência" levada a termo por este governo que se diz dos trabalhadores...

O governo de Lula fez a última etapa da reforma, aumentando a idade mínima dos 53 (herança de FHC) para 60 anos. Uma reforma conduzida em meio a denúncias do "mensalão" - compra de votos dos parlamentares para aprovar do jeito que o governo queria! E ninguém se mobilizou!!! Nenhum sindicato moveu uma bandeira em defesa dos nossos direitos.

Hoje, a imprensa nacional insiste em dar cobertura à greve dos franceses, acho que querendo fazer o povo comparar as reações de cada uma dessas nações. Aqui, a calmaria, embalada pelas transmissões de futebol ao vivo e a cores - em telões de LCD, cada uma maior que a outra. Na França, o povo quebrando o pau, literalmente, tocando fogo em tudo pela frente. Amanhã será a votação da matéria pelos parlamentares franceses. Vamos aguardar o desfecho do movimento. Se for aprovada do jeito que o governo estar querendo, pelo menos houve reação, manifestação contrária e luta pelos direitos dos trabalhadores. Boa sorte aos franceses, obrigado pela lição que estão dando às demais democracias - em particular ao Brasil que tanto defende essa forma de governo, discurso bonito na hora de conquistar o nosso voto!



Nenhum comentário: