terça-feira, 10 de abril de 2012

Resolvido o problema...

Depois de recorrer ao Sr. Google, estou retomando o controle do Blog. Foi preciso limpar o histórico e os cookies, assim não aparece mais a mensagem de erro! É vivendo (lendo) e aprendendo!
Estou na Clínica de Oncologia, depois de quase um mês ausente, à espera de falar com o Dr. Marcos. Trago na bagagem, além dos exames solicitados, a vontade de continuar em frente. Confesso que nesses últimos tempos, ao interpretar sozinho o laudo da última TC do Abdome e comparando-o com os dois anteriores, percebendo que o tumor estar em ascendência contínua, parecia que era chegada a hora de desistir de continuar com o tratamento quimioterápico...
Entretanto, aconselhando-me com várias pessoas da área de saúde e com outras pessoas amigas, surgiram algumas interrrogações: "Se não fosse pela quimioterapia, será que eu teria chegado até aqui?" "Como eu estaria, caso tivesse desistido lá no começo do tratamento?" Não temos respostas para esses questionamentos, mas, provavelmente, não estaria melhor do que estou agora.
Alguns falam em "qualidade de vida" e acredito que ainda estou tendo garantida essa condição de vida. Afinal, mesmo com algumas limitações físicas, tenho participado ativamente de vários momentos importantes na vida dos meus entes queridos, ainda continuo participando efetivamente no meu ambiente de trabalho, permito-me realizar passeios e viagens com o carro sob a minha direção... enfim, não posso e não tenho do que reclamar da vida.
Claro que o meu olhar tem sido para um breve futuro, quero dizer, não faço planos para daqui a um ano, tenho planejado a minha vida para o próximo trimestre. Sempre com pensamento otimista. Dentro desse próximo trimestre, por exemplo, tem os festejos juninos, colação de grau das minhas duas filhas (Priscila - Direito e Pollyana - Administração) e quero estar em condições de participar de forma ativa e presente. Para isso, peço a Deus que me permita vivenciar esses momentos de conquista e de realização.
Olho para trás e percebo o quanto foi possível viver desde os idos de 2008, momento inicial dessa nova fase da minha vida:

- nascimento da minha primeira neta: Ana Vitória!
- comemoração dos três aniversários dela!
- primeiro dia de aula de Ana Vitória!
- nomeação de Priscila para o seu primeiro cargo público!
- efetivação de Pollyana no seu local de trabalho, passando de estagiária para efetiva!
- formatura de um sobrinho;
- aprovação no vestibular de outros dois sobrinhos;
- aniversário de 80 anos do meu pai! 
- mudança de habitat dos meus pais!

Isso para citar algumas passagens importantes na minha vida. Acrescente-se a isso o fato de que tenho dormido bem, me alimentado bem (atualmente mesmo após a quimio) e, como disse antes, realizado as minhas viagens a passeio:

- Natal-RN; Maceió-AL; Recife-PE, Fortaleza-CE; Brasília-DF; Caruaru-PE, Gravatá-PE, Bezerros-PE,  Bananeiras-PB.

Portanto, muitas tem sido as realizações, conquistas e descobertas nesse período que poderíamos classificar de "tenebroso". Uma coisa eu posso afirmar, tudo isso se deve ao respeito à vida, à vontade de superar todos os momentos que se apresentam nebulosos ou incertos. Por isso estou aqui de volta, literalmente, na clínica oncológica, postando esses fatos e episódios para nortear aqueles que buscam uma palavra de conforto: afirmando que de nada adiantam as lamúrias, o que vale é a manutenção da vontade de continuar vivendo! Fiquem com Deus! Amém!

4 comentários:

Edilson Egito disse...

GRANDE EDSON LEITE, muito bem!!!
A decisão realmente caberia só a você. Espero de coração que tudo transcorra da melhor forma possível. Continue com sua firme FÉ em DEUS. Edilson Egito.

Anônimo disse...

Realmente muitas coisas aconteceram desde 2008...e muitas outras conquistas virão! Temos muita história pra contar e ainda pra viver! Tenho fé nisso. Te amo. Polly

Cida Villela disse...

Edson,

Todos os dias nos reservam acontecimentos bons. Não podemos duvidar disso. Por isso temos que lutar e viver o máximo que pudermos. Grande abraço. Cida

Edson Leite disse...

É isso pessoal, nada melhor do que um dia após o outro!!! Tudo tem a sua hora, nada nos acontece fora de tempo ou por acaso. Bom domingo a tod@s!