sábado, 28 de abril de 2012

GEAP Saúde nega exames a pacientes!

Pela segunda vez em menos de trinta dias passei o vexame, na Clínica, ao saber que a GEAP Saúde, plano que venho pagando há 30 anos - descontado em contra-cheque (portanto, sem que tenha havido um dia de atraso), não havia autorizada a realização da Ressonância Magnética e devidamente requisitada pelo médico.
Fiquei sabendo pelos funcionários da clínica que tal fato vem ocorrendo de forma mais amiúde desde que mudaram a chefia da Auditoria Médica sediada na cidade de Brasília-DF. Um absurdo e abuso de quem age de forma insana, ao deixar de autorizar um exame de imagem para quem vem, como eu, tentando combater um câncer de fígado desde 2008.
Se é coincidência ou não deixo para que a consciência dessa auditoria, possa que ela refletir para checar se lembram da premissa de que "cada caso é um caso". Nenhum sistema de informática age por conta própria, pelo menos até agora. É necessário um comando. Essa auditoria parece estar programada para cortar gastos, não importando se estão colocando a vida de terceiros em risco de morte. Ora, se o médico requisita um exame de imagens será por mera curiosidade? Ou realmente o paciente precisa do resultado desse exame?
Portanto, minha senhora, chefe dessa douta auditoria médica, lembre-se do seu juramento médico prestado no momento da sua colação de grau - não se deixe levar pelo capitalismo agressivo praticado pelo mercado da saúde. É nesse nicho que a "nossa" GEAP está enveredando. Não pense que desautorizando este ou aquele exame estará contribuindo para a subsistência do plano e, consequentemente, do seu salário. Não coloque essa condição na frente da decisão. Mas, analise cada caso. Não bastasse ter que me submeter a dolorosos procedimentos médicos, ainda tenho que combater os tecnocratas de plantão. Basta ler o meu histórico e de tantas outras pessoas que estão tendo os seus direitos negados, protelados e que muitas vezes nem conseguem ver o resultado da peleja quando partem para a disputa na Justiça - para onde acabam convergindo essa quebra de braços - tamanha é a demora. 
Mais do que uma denúncia, esta postagem é um desabafo, uma crítica ao modo como estão agindo e tratando de quem mantém verdadeiramente em funcionamento o plano de saúde. Somos nós quem pagamos os salários de todos os funcionários, incluíndo dessa auditoria e as mordomias, muitas vezes presenciadas nas idas as salas dos Conselhos - órgão a quem também dirijo estas minhas palavras.
Não podemos aceitar o crescimento dessa onda desastrosa e devemos lutar contra, antes que se transforme numa tsunami.
Só mais um lembrete, a cada saída de um usuário - pela falta de condições de arcar com o elevado das taxas - necessária se faz a entrada de outro a fim de manter o "equilíbrio" das contas. Dessa maneira, negando exames e aumentando os descontos estamos fadados ao fim antes mesmo do fim do  mundo previsto pela civilização Maia. Acredito que eles também tinham um plano de saúde, assim como é o GEAP Saúde... solidário nas despesas e desigual nos benefícios.
É hora de mudar, companheiros! Pode ser sem a vírgula também...

Nenhum comentário: