terça-feira, 3 de abril de 2012

Professor Pardal

Vi aqui na Internet uma matéria sobre as invenções que mataram os seus inventores, de forma direta ou indiretamente, o que me fez lembrar de pronto a velha lenda do sonho de Ícaro: voar usando asas feitas de cera de mel de abelhas! Talvez tenha sido ele o primeiro inventor vitimado pela sua própria invenção (sic). Na verdade, é um assunto sério e nos mostra que no mundo atual e globalizado faltam-nos esses velhos "professores pardais" que, na sua loucura e descuido, acabaram com a própria vida - não sem antes deixarem para trás os seus legados e ensinamentos.
A matéria mostra dez desses grandes inventores/pesquisadores/cientistas, não importa o nome dado a eles, sabemos que é uma pequena amostra, considerando que este número é incalculável em função da falta de registros reais.

Aqui vou destacar aqueles que voltaram-se para o campo da saúde:

"Alexander Bogdanov - Bogdanov foi um médico russo, filósofo, economista, escritor de ficção científica e revolucionário. Em 1924, ele começou experimentos com transfusão de sangue em busca da eterna juventude. Depois de 11 transfusões em si mesmo, ele realizou o procedimento com o sangue de um paciente infectado com malária e tuberculose, morrendo pouco tempo depois."

"Elizabeth Ascheim - Casada com um médico, Elizabeth Fleischman Ascheim deixou seu emprego como contadora para estudar ciência elétrica. Ao lado do marido, criou o primeiro laboratório de raios X em São Francisco. Após vários testes com as máquinas, sem qualquer tipo de proteção, ela foi acometida por um câncer agressivo, que a levou à morte."

"Karl Wilhelm - Scheele foi um brilhante químico farmacêutico que descobriu muitos elementos químicos, sendo o mais notável deles o oxigênio. O hábito de experimentar o sabor de suas descobertas fez com que ele morresse com sintomas similares ao do envenenamento por mercúrio."

Outras invenções que certamente serviram de inspiração e de cuidados redobrados por aqueles que resolveram dar continuidade ao tema.

"Franz Reichelt - O alfaiate austríaco ficou famoso mundialmente ao inventar uma combinação de um sobretudo com paraquedas. O único teste de sua invenção, no entanto, foi feito pelo próprio criador, que saltou do primeiro andar da Torre Eiffel. Seu invento não funcionou ."

"Horace Lawson Hunley - O engenheiro naval americano criou o primeiro submarino de combate, o H.L. Hunley, durante a Guerra Civil Americana. Ao todo, foram realizados três testes com o veículo, que não voltou à superfície em nenhuma das vezes. Na última deles morreram os nove tripulantes, incluindo o próprio Horace."

"Louis Slotin - Físico canadense do Projeto Manhattan, ele realizou um experimento de risco conhecido como “cutucando o rabo do dragão” que envolvia dois hemisférios de berílio mantidos juntos em torno de um núcleo de plutônio. O cientista deixou que uma das semiesferas tocasse a outra acidentalmente, que causou uma fissão nuclear. Slotin absorveu uma dose letal de radiação e morreu uma semana depois."

"Marie Curie - Primeira pessoa na história a receber dois prêmios Nobel em campos diferentes (química e física) e primeira professora mulher da Universidade de Paris, Marie Curie descobriu junto de seu marido o elemento rádio. A constante exposição à radiação fez com que ele desenvolvesse leucemia. A doença progrediu e Marie morreu em 1934."

"Max Valier - Pioneiro na construção de foguetes, o austríaco Max Valier fez com sucesso o test drive de um foguete de combustível líquido na Alemanha, em 1930. A tragédia veio no mês posterior. Valier trabalhava em seu laboratório, em Berlim, quando um dos motores que ele desenvolveu explodiu e Um pedaço de metal voou direto em sua artéria pulmonar.

Algumas "invenções" nem chegaram a lograr sucesso, pelo menos da forma como a que foi sugerida a seguir. Imagine como seria o tráfego aéreo se essa "coisa" tivesse decolado de verdade...

"Otto Lilienthal - Primeiro homem a realizar repetidos voos planados com sucesso, morreu em agosto de 1896, um dia após cair de uma altura de 17 metros e quebrar a espinha dorsal. Suas últimas palavras foram: 'Sacrifícios precisam ser feitos'."

Seria de fato um grande sacrifício, talvez maior do que as suas benesses, infelizmente o coitado caiu do alto para quebrar a espinha dorsal, melhor ainda foi que Santos Dumont percebeu que o céu poderia ser conquistado de forma menos alegórica e mais segura. E viva o nosso patrício!

2 comentários:

Edilson Egito disse...

GRANDE EDSON LEITE; muito interessante tua Postagem. Acrescenta conhecimentos humanísticos importantes para todos.No Seminário, o Ginásio e o Científico era também chamado de curso Humanístico(informações preciosas sobre o curso temporal da Humanidade). Das personalidades citadas, desejo destacar a Madame Curie e seu esposo o Monsieur Curie e juntos pesquisaram bastante sobre Radiação Ionizante, sendo então considerados os Precursores e Inventores do Aparelho Raio X. E por falar em Radiação Ionizante, nunca esquecer de sempre que for se expor PROTEGER-SE da mesma.Meu irmão, Dr. Evandro Egypto, adquiriu uma Leucemia Grave possivelmente devido à exposição excessiva à Radiação dos Aparelhos (em período de 6 meses a 1 ano, submeteu-se a aprox. 30 Raio X para fazer uma correção de simples fratura do cotovelo). É como digo, às vezes a Medicina é um pouco AGRESSIVA!!!
Há que ter sempre alguns cuidados !!! No mais, feliz PÁSCOA. Edilson Egito

Edson Leite disse...

Olá Edilson,

Esperava um comentário seu em cima da postagem relativa ao resultado da TC... ainda há tempo! hehehehehe
Não consegui entender nada, só percebi que o tumor continua crescendo, nos últimos seis meses quase dobrou de tamanho... isso deve ser preocupante para mim?
Caso queira responder diretamente para mim, pode usar o e-mail kader42@yahoo.com.br
Obrigado e Feliz Páscoa!