terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Revelado segredo da Coca-Cola

Eu era um grande bebedor de coca-cola, diariamente eram duas, até às vésperas da minha primeira cirurgia. O sabor agradável, principalmente bem geladinha, leva qualquer um a cometer este pecado contra o próprio organismo. A fórmula é mantida em segredo pelo fabricante, cuja sede central é no Canadá, sendo ao longo do tempo motivo de especulações sobre o que realmente ingerimos quando abrimos uma garrafa ou uma latinha desse refrigerante.
Circula pela net que uma emissora de rádio norte-americana descobriu por acaso a tão especulada fórmula. Se realmente for verdade, podemos observar que a quantidade de ácido cítrico é maior que a de água, corroborando com o que tenho dito sempre sobre o câncer no meu estômago. Relaciono a esta bebida o motivo maior da evolução da gastrite para o carcinoma. E desde então venho defendendo, entre amigos, pelo menos a diminuição no nível de consumo, já que é quase impossível deixar de consumí-la - parece mais um vício!

Logo depois da minha primeira cirurgia, estávamos, eu e uma das minhas filhas, num supermercado da cidade, na fila do caixa, quando notei que uma pessoa comprava duas latinhas bem geladas para sair bebedno no caminho de casa. Não me contive e puxei conversa, na tentativa de fazê-la desistir daquela aquisição e no meio da conversa levantei a camisa polo que estava vestindo para mostrar a grande cicatriz que vai do peito a pouco abaixo do umbigo em linha reta. Minha filha, Priscila, não aguentou e comentou: apelou heim?
Ora para diminuir o número de acidentes de trânsito o governo faz campanhas mostrando carros destruídos, dados do acidente, número de vítimas e circunstâncias da tragédia. Para mim, eu estava tentando salvar alguém. Antes que me perguntem se logrei êxito, vou logo respondendo que não, claro que não. É como disse o consumidor de coca-cola é fiel, assim como os corinthianos, os flamenguistas... são cegos, não enxergam um palmo além daquele momento de prazer. Em todo caso, parei de falar sobre o até os dias de hoje. Infelizmente não encontro respaldo científico para sustentar a minha tese. Do contrário eu morreria milionário com a indenização, assim como pagam as empresas de tabaco nos países mais evoluídos. 
Uma verdade precisa ser dita: é um refrigerante muito saboroso e tenho saudades do tempo que bebia sem nenhuma culpa. 
Fiquem com Deus! 

2 comentários:

Jú Carelli disse...

Edson...
me vi nas suas frases... EU AMAVA coca-cola... não passava um dia sem beber o refrigerante... tinha que sair de sala de aula para tomar o danado...
Desde que soube do meu diagnóstico prometi que não beberia mais coca-cola... estou cumprindo...
No começo confesso não foi fácil... só de ouvir aquele barulhinho da garrafa abrindo... a boca enchia de água...
Hoje não sinto mais esta vontade... passou... mas como vc bem disse... eita coisa boa!!!! hahahahahaha
Um abraço

Edson Leite disse...

É isso Jú,
amava de paixão o sabor da danada, mas graças a Deus superei este gosto, assim como fiz com o cigarro há quase dez anos.
Para mim o vício que devemos alimentar é só o de querer viver a vida que Deues nos deu!
Abraços,