quinta-feira, 1 de abril de 2010

Primeiro de Abril

Como sempre tenho feito postagens nas datas comemorativas hoje não seria diferente. Relembro para os esquecidos que hoje é o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos.
Fui buscar aqui na internet a origem dessa brincadeira de contar uma mentira e destaquei uma das muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos, diz que a brincadeira surgiu na França em decorrência da mudança do calendário ocorrido no começo do século XVI, quando o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera, perdurando as festividades até o dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
No Brasil, essa brincadeira começou no 1º de abril, em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. Uma brincadeira sem graça mesmo. O períodico "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente... até hoje deve ter gente procurando pelo local do acerto!!!
Bom o fato é que a mentira, mesmo em forma de brincadeira, pode acarretar sérios traumas ou prejuízos para quem a escuta, sem falar que a mentira dita de forma constante é uma das piores falhas de caráter de uma pessoa. Essa pessoa fica desacreditada e constantemente associada a situações desabonadoras.
Graças a Deus que não sofro com essa falha, cresci ouvindo da minha mãe, referindo-se a mim e aos meus irmãos, que "nós podíamos ter todos os defeitos, menos o de ser mentirosos!" Ela dizia isso reafirmando que não dizíamos mentiras nas nossas conversas e nem nas nossas alegações nos prováveis momentos de defesas... acho que foram muitos esses momentos de inquisição!
Uma coisa era certa, com a fama feita de não dizer mentiras, ficava mais fácil participar das brincadeiras do Primeiro de Abril, porquanto não restaria dúvida sobre a peça que planejávamos pregar em alguém... naturalmente, pela falta do costume da mentira nos restava imitar a voz do carteiro anunciada a sua chegada, que dizia: CORRRRREIOOOS! E lá vinha alguém para abrir o portão! Lembrando que naquele tempo o serviço postal funcionava de verdade, parece uma mentira se compararmos aos nossos dias, não é mesmo?!
Que tal pensarmos em alguns fatos do passado que anunciados hoje, em forma de manchete, seria uma grande mentira? A partir de agora...
- Podemos ficar sentados nas cadeiras nas nossas calçadas!
- Abriremos os nossos portões sem receio de sermos assaltados!
- Mergulharemos nos rios sem risco de contaminação!
- As novelas não terão mais mulheres vilãs, tampouco crianças fazendo papel de malvada!
- Os programas de televisão não exibirão cenas de violência!
Ah! que saudades de voltar ao tempo de poder contar uma mentirinha boba, anunciar a chegada do leiturista da água ou da energia, cobrar uma dívida inexistente ou dizer que a calça do amigo estar rasgada...
Hoje posso mandar uma mensagem eletrônica para um amigo dizendo tratar-se de um vírus... mas, não teria graça alguma, afinal eu não veria a sua reação em tempo real. Então fico aqui no saudosismo mesmo, sem nenhuma mentira para contar, porque não tem ninguém para ouvir! Choquei você?! É brincadeira, primeiiiirooo de abril!!! As pessoas eu tenho, faltam apenas as mentiras!!! Será outra brincadeira?! Uma coisa é certa e séria, quero que agora que você fique com Deus! E é verdade!

Nenhum comentário: