segunda-feira, 19 de abril de 2010

Câncer de estômago

Prevenir é sempre o melhor remédio! Partindo dessa premissa, muitas doenças poderiam ser evitadas ou terem seus efeitos diminuídos quando tomadas algumas medidas de precaução. Confesso que submestimei a gastrite que foi dignosticada na metade da década de noventa. Não acreditei nas consequências nefastas dessa doença e acabou acontecendo, ou seja, a sua evolução para o estágio de câncer. Se para mim não adianta mais as lamentações, fica a experiência que tenho procurado compartilhar e quiçár provocar nas pessoas o sentimento de alerta e a certeza de que devemos evitar os excessos.
Hoje fui ao médico gastroenterologista para a consulta de rotina. Ouvi com muita atenção a todas as suas recomendações e comentários acerca do câncer de estômago. Foi dito que estudos comprovam que as pessoas deveriam evitar o consumo excessivo de alimentos enlatados, sal, água de poço, frituras e tantos outros condimentos. É sem dúvida uma tarefa muito dificil para a atualidade, porém não é impossível.  Devemos estar sempre nos policiando diante de tantas situações chamativas.
A vida não pode se transformar num suplício em decorrência de acontecimentos em nossa volta, o que importa é evitar os excessos. Naturalmente tem coisa que mesmo em dose mínima é o suficiente para provocar um estrago grande, então estas devem passar longe se queremos melhorar a qualidade de vida que temos. Enfim, poderia ficar aqui escrevendo inúmeras páginas pois o assunto é muito vasto, entretanto encerro por aqui deixando a mensagem de que o importante mesmo é a prevenção de forma saudável - sem nenhuma paranóia ou sentimento de culpa. Bola pra frente. Fique com Deus! 

PS.: Hoje é o Dia do Índio!

Um comentário:

Rafael disse...

Olá Boa tarde.
Meu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas patologias.
Há algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha família, onde foi muito

complicado lidar com isso, pois um tio meu estava bastante desanimado a abatido e procurava

muita força comigo, então tive sempre que estar e me mostrar bem perante ele, para nunca

desanima-lo do tratamento, pois também sentia muita falta da bebida, o que lhe causou câncer

no estômago,no incício ele pensou que fosse gastrite, mas depois viu o grande problema que

tinha.
Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde encontrei o site institucional do

Hospital de Câncer de Barretos, onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a meu tio

com seu caso, tendo muito apoio e juda com tudo que precisei.
Quem quiser acessar e dar uma olhada:

www.cliquecontraocancer.com.br

Abraços a todos.