quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Resultado do PCI

Hoje fui ao cirurgião de cabeça e pescoço, o que trata da tireóide, para mostrar-lhe o resultado do PCI. Como sempre faço, já tinha lido o laudo e imaginava que o desdobramento do tratamento seria mesmo a Iodoterapia. Estou por um fio para a confirmação, foi captado reação de células tireoideanas no leito de origem (pelo menos elas não escaparam para o resto do corpo); resta saber o percentual captado - que não foi informado pelo médico nuclear no laudo - solicitado nesta data. Caso a captação seja igual ou superior a 5%, o próximo passo é a marcação da terapia com o Iodo 131 na dosagem suficiente para eliminar os resíduos da tireóide. Simples de entender e fácil de enfrentar.

O questionamento acerca da percentagem é mais para dirimir qualquer dúvida e não atacar uma formiga com um tiro de escorpeta. Pelas imagens captadas, acredita-se que tenha sido superior à margem que despreza o I-131, ou seja, terei mesmo que conhecer o sabor do iodo em dose maior. Segundo o médico, será em forma de comprimido, estranhei essa informação, tinha lido aqui em algum blog que é líquido e é injerido com o auxilio de canudinho descartável. Não importa, seja comprimido ou líquido, se tiver que fazer mesmo será feito!

O bom é saber que tem sempre um procedimento a ser realizado. Não imagino chegar a uma situação que não tenha alguma indicação de saída, o que seria, nesse caso, o fim! Desde a primeira cirurgia tenho essa consciência e a certeza de que nada é mais importante do que ter a oportunidade de realizar o procedimento correto e indicado para cada situação. Foi a quimioterapia, com as suas reações, foi a constatação de que ela (a quimio) não deu conta do recado sozinha; veio a segunda cirurgia e com ela a boa notícia do controle, o que possibilitou olhar para a tireóide e dar-lhe adeus. Se ela deixou rastros, vamos eliminá-los com as armas que temos. E o que temos, no momento, é o tratamento com o iodo.

Aqui, em João Pessoa, não se faz esse tratamento em nenhum dos nossos hospitais ou clínicas particulares. Pode ser feito em Recife ou Natal. Farei em Recife por ser mais próximo e poder contar com o apoio do meus primos no ato da internação e da alta. Sabemos que a internação é em regime de isolamento, sem acompanhante e sem receber visitas. Bom, são essas as novas que tenho para os meus queridos leitores, para aqueles que estão sempre visitando este espaço literário. Aproveito para agradecer aos que me seguem e dizer que a cada novo seguidor tento passar uma mensagem de boas vindas e não tenho conseguido. Amanhã logo cedo, ainda em jejum, irei fazer a tomografia computadoriza do abdomen e raios X do tórax que tinha sido adiada devido ao PCI - tem sido assim, procedimento atrás do outro, graças a Deus que posso fazê-los... Não tenho do que me queixar, só tenho que agradecer, e isso faço todas as noites ao deitar minha cabeça sobre o travisseiro. Obrigado, Senhor! Amém.  

Nenhum comentário: