segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A semana

Finalmente chegou a semana tão esperada. Iniciei o exame hoje, fui tomar a primeira dose do Thyrogen (foi nas costas, quero dizer deitado de costas... e a injeção foi nas nádegas mesmo, do lado esquerdo, amanhã será no lado direito). Vi no canhoto, que marca a data para ir pegar o resultado, algo que poderia me encucar caso eu não tivesse consciência do que significa esse exame. Enquanto se fala em Pesquisa de Corpo Inteiro, entendi desde o começo que o melhor é "não encontrar nada"... agora, depois de ler no canhoto: "Pesquisa de mestáteses"... aí confirma que o bom, o melhor, o que queremos é não encontrar nada mesmo! Dizem que "quem procura acha", mas nesse caso, não achar nada. Não perdi nada e se disser que é meu, eu nego!

Pois é, amanhã irei à Clinica pela segunda vez. Na quarta-feira, retornarei para receber a primeira dose de iodo. Antes, deverei coletar sangue para medir o TSH e Tireoglobulina. Para finalizar a semana, sexta-feira, fazendo o exame de imagens, a cintilografia.

Para entender o PCI. Células de tireóide adoram o iodo que consumimos nos alimentos. Como não tenho mais a tireóide, espera-se que não tenha nenhuma célula remanescentes (o que seria uma metástase, pois ela teria saído da tireóide de forma "equivocada"). Então, fazendo uma dieta pobre em iodo estas células (se houver) ficam ávidas por qualquer quantidade de iodo que apareça na sua frente. Ai, a dose de iodo radioativo serve para marcar e matar essas células tireoideanas. Se forem poucas, a dose para o exame até pode resolver... mas se nas imagens (cintilografia) aparecerem "muitas" dessas células "carimbadas" pelo iodo então o caminho é a iodoterapia (quantidade maior de iodo e requer internação hospitalar em ambiente apropriado. O iodo radioativo atrai as células tireoideanas, como o mel atrai o urso. É isso, espero que ao final não seja necessário fazer iodoterapia. Mas, se for preciso, estarei ali, preparado, com coragem e fé na misericóridia de Deus. Fique na paz, com saúde e alegria. Amém!  

Nenhum comentário: