sábado, 19 de junho de 2010

Tireóide: é câncer!

Ontem recebi o resultado da "Citologia Aspirativa da Tiróide" realizada com o material coletado na última punção, que foi assunto de uma postagem aqui, estão lembrados? Infelizmente, pelo que eu li (ainda não levei para o médico) a coisa não é das melhores. A conclusão: "Quadro citológico de carcinoma papilífero da tireóide." Em outras palavras, o tumor, de menos de um centímetro, tem o seu lado maligno predominando na área. Não me resta dúvida de que o médico fará indicação cirúrgica para a remoção da glândula, apesar de que estou na torcida para que seja uma outra forma de tratamento. Contudo, não abaixarei a cabeça... mesmo que o problema seja no pescoço, o manterei ereto com o pensamento elevado a Deus.
Pesquisei e aprendi um punhado de coisas sobre o caso. Não é um câncer comum, porém tem uma taxa de cura muito grande. A recidiva pode ocorrer nos primeiros dez anos ou mesmo após vinte ou mais anos... esses números são animadores, afinal se estão referenciados nas estatísticas envolvendo pessoas diagnosticadas com esse tipo de câncer, no mínimo, sugere que muitos sobreviveram durante esse tempo todo. Realmente uma bom tempo de sobrevida, dependendo da faixa etária, claro!. O perigo maior, como em todas as patologias, é o descuido, é o descaso com a doença. Se ela existe, é real, precisa ser tratada! Não podemos vacilar.
Olhando para mim, relembro que já fiz timpanoplastia (ouvido, não foi a retirada - risos), gastrectomia (retirada do estômago), hepatectomia (retirada do fígado), colecistectomia (retirada da vesícula biliar) e agora, prestes a fazer uma tireoidectomia (retirada da tireóide). Aonde vou parar?!
O importante é continuar vivendo. E diga-se de passagem, estou me achando muito bem mesmo. E as pessoas estão confirmando isso quando me encontram no trabalho, na rua, etc. Ou será que elas estão mentindo pra mim? Bom, o que vale é o que estou sentindo. E quer saber, da próxima vez que algum médico perguntar o que estou sentindo, responderei assim: Doutor estou sentindo uma vontade danada de conhecer a Europa!!! Tenho dito, fique com Deus.

8 comentários:

Unknown disse...

Caro Edson a noticia não é agradavel mas com a sua força de viver é mais uma batalha que o amigo vai ganhar ,eu já estou a torcer e vai dar certo.
Força ai nessa de conhecer a Europa ,Portugal primeiro hehe
UM abraço
jorge

Ludmila disse...

Vá conhecer a Europa meu querido!!!

Anônimo disse...

a idéia de ir a europa é maravilhosa, vá pensando e se preparando, quem sabe poderemos ir juntos, eu vou adorar , a tua companhia e retornar aos lugares que andei, beijos , te amo, e continue firme, vc é um vencedor...tua mana socorrinho

Anônimo disse...

Painho, tudo vai dar certo, como sempre tem dado!
Deus tem sido maravilhoso e assim não deixará de ser..
E quando for a Europa, me leva junto!!!!eu também quero ir!!!!!!!!!!hehehe te amo..Polly

Anônimo disse...

Edson, cheguei ao blog por acaso, pesquisando sobre um medicamento..
Caí em um post de 2008 e resolvi conferir os posts atuais. Bom, diante dessa notícia e do pouco que li da sua história, desejo muita força e fé, q tudo corra da melhor maneira possível e q vc viaje em breve! Boa sorte!!
Abs,
Lela

Anônimo disse...

Olá Edson,
Acabei de ler as novas notícias aqui e sinceramente fiquei muito feliz por sentir que vc está preparado para tudo. DEUS te fortalece meu amigo...Não temas!Seja lá o que for pemaneça de cabeça erguida. Nunca se esqueça que sem "Fé é impossivel agradar o coração de DEUS". Estou orando por você.
Um abraço,
Sirlene.

Edson Leite disse...

Agradeço a todos por cada palavra deixada nos comentários acima; todas captaram a mensagem que deixei dando conta da Fortaleza que continua regendo a minha vida! Claro que a vontade de visitar o distante continente é, na verdade, a expressa confiança em Deus e que vai me permitir continuar lutando pela vida. Obrigado.

História de um tumor disse...

Olá, reconfortante ler suas palavras até porque vou brevemente passar pelo mesmo faz hoje 24horas que recebi o resultado "tumor Papilar no nodulo predominande da tiroide...não sei exactamente o que estou a sentir...sento-me ainda um pouca estranha parece que não é comigo... Obrigado por suas palavras e votos para que corra tudo bem

Abraços