terça-feira, 29 de junho de 2010

Efeito Jabulani

Os três gols marcados ontem pela seleção brasileira em cima dos chilenos garantiram para milhões de brasileiros mais um feriadão. A próxima sexta-feira, dia 02, data do próximo jogo da copa mundial, abrirá o mês com a mesma perspectiva de festas e comemorações como as que marcaram este mês que ora se encerra, em razão das vitórias sucessivas da equipe de Dunga. Não que eu esteja acompanhando os jogos, longe de mim tal possibilidade, mas não posso tapar os ouvidos para a trovoada de fogos que se segue logo após a bola balançar a rede oponente.

Infelizmente, os efeitos dessas vitórias nos campos de futebol nem sempre são traduzidos em alegria para o povo. Aparecem os oportunistas para levar vantagem, aproveitando a euforia desse povo sofrido. No início desse campeonato mundial, recordo que podíamos encontrar a gasolina sendo vendida a menos de dois reais e vinte centavos; hoje, depois de quatro jogos vitoriosos, o litro desse combustível estar sendo comercializado a mais de dois reais e cinqüenta centavos, em média. Obviamente que isso acarretará acréscimos nos preços de outros itens de consumo.  

Os gritos de contentamento misturam-se a todas as mazelas, fazendo ecoar a certeza de que uma boa partida de futebol é o único combustível capaz de mover o povo para uma paralisação geral, literalmente falando. Nenhuma entidade de classe, nenhum pedido de governo, consegue tamanha mobilização. Todos diante dos seus telões (sim, verdadeiros telões foram vendidos nos últimos tempos) com o olhar afixado nos movimentos de vai e vem da jabulani... (ontem era conhecida pelo nome de bola!) ao som frenético e irritante das vuvuzelas (cornetas africanas), sopradas pelos bafamas bafamas (rapazes, rapazes) e creio que pelas moças, velhos e velhas. Para o contentamento e delírio de uma nação apaixonada, patriota que sabe cantarolar pelo menos dois versos do hino nacional, conhece algumas cores da nossa bandeira (para a cor das letras das palavras Ordem e Progresso, há quem diga ser PRETA) e que tem na mente a melhor escalação para a seleção  (nunca coincide com a do Técnico oficial, afinal são milhões de técnicos de futebol espalhados pelo país).

Mas, quem sou eu para querer mudar a história? E se a jabulani do Brasil foi parar dentro da rede do adversário, garantindo mais um feriado nacional, temos mais é que corrigir o grito para: É  FFFFEEEERIAAAAAAAAAAADOOOOOOOOOOOOOOO! Tenho dito, fique com Deus!


 

Nenhum comentário: