quinta-feira, 17 de junho de 2010

Desperdício de água

As precipitações pluviométricas dos últimos dias aguçaram o meu questionamento acerca do que podemos fazer para evitar o desperdício de água. Basta observar uma bica (calha dágua) num beiral qualquer ou a tubulação que desce pela parede de um prédio residencial para desaguar, muitas vezes, ao relento para perceber o quanto estamos perdemos em termos de volume de água que poderia estar sendo aproveitada.
No edíficio onde moro, são seis blocos de apartamentos ao todo, estimo que o desperdício dessa água ultrapasse alguns milhares de litros, suficientes para encher diversos reservatórios.
Ao meu ver o poder municipal deveria normatizar sobre a obrigatoriedade de se dotar os condomínios residenciais e até mesmo prédios comerciais de sistema de coleta das águas de chuva, para o seu aproveitamento em tarefas como lavagem de áreas comuns, agoamento de jardins e de tantas outras que utilizam a mesma água que é tratada para consumo humano e, portanto, seria poupada acarretando benefícios de toda ordem para a coletividade, além, claro de economia financeira com a redução das contas que são cobradas mensalmente.
Para ilustrar este assunto, direcionei as lentes da minha câmera para captar as imagens reais de desperdício de água pela falta desse sistema de coleta. É apenas um minuto de vídeo, tempo no qual estimo ter sido perdido mais de 100 litros desse precioso líquido. Quantidade suficiente para lavar o meu carro mais de 300 vezes... ou todos os dias ao longo de um ano. Isso mesmo, é que desenvolvi um método que me permite lavar um carro de tamanho médio usando menos de meio litro de água. Quer saber como isso é possível?! Aguarde a minha próxima postagem. Enquanto isso, clique na seta para assistir o vídeo.
   
Um dia a humanidade poderá sentir saudade de ouvir este som peculiar de água corrente! Ajude a defender o planeta, economizando água tratada você estar fazendo a sua parte. Fique com Deus!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Edson
Pois é verdade nâo faltarâo muitos anos em que o bem mais valioso será a agua .
Sem agua nada poderá existir e portanto é essencial que todos nós comecemos a ter comportamentos de poupança de agua em nossas casa.
Eu já estou fazendo a minha parte mas reconheço que deveria ser feita mais sensibilizaçâo às populaçôes para que a pouco e pouco possa haver mudanças de comportamento nas populaçôes no sentido de poupança de agua potável.
Já agora deixo-lhe um convite para passar no meu canto www.bloconatas.blogspot.com é o sitio onde coloco as minhas "ruminaçôes" hehehe.
Um abraço
jorge

Edson Leite disse...

Caro Jorge, para mim é novidade o seu blog. Pelo visto vc estava escondendo o ouro do bandido... bom, meu caro amigo certamente que colcarei um link no meu blog direcionando para as suas "ruminações literárias". Sem dúvidas que farei logo uma visita, abraços.