quarta-feira, 9 de junho de 2010

Punção na Tireóide

Como anunciado em postagem recente, realizei na manhã de hoje mais uma punção do nódulo encontrado na tireóide. A punção em sí é, digamos, indolor. Sentimos inicialmente a picada de uma agulha na região da jugular e nos minutos seguintes o incômodo de imaginar aquilo mexendo dentro da gente em busca de coletar material que permita conhecer, pela citologia, se é benigno ou maligno.
Durante os poucos minutos que dura o procedimento da punção, escutava a conversa entre o médico que realiza a ultrassonografia e o outro médico que realiza a coleta. "Tamanho: 0,8 cm"... foi só o que eu consegui entender. Ouvi falar em "lagalla" e IR de 0,65, não sei o que é nada disso. Ainda vou levar para interpretação do meu médico de cabeça e pescoço, não antes de receber o resultado do citólogico que sai em oito dias. Até lá é só tranquilidade, não adianta pensar em nada.
Em todo caso, diante da conversa que fui obrigado a ouvir, arrisquei perguntar qual era a "primeira impressão" quanto ao que foi visto e as características... "nódulo misto, predominantente sólido, com finas septações e reforço acústico localizado no lobo direito"- é o que estar escrito no laudo que recebi! E ouvi como resposta que tem tudo para ser benigno. Se é assim, fico com essa possibilidade mesmo e nas minhas orações pedirei para confirmar essa alternativa positiva, que ao se confirmar evitará qualquer intervenção cirúrgica para a sua retirada - até porque o tamanho atual do nódulo demonstra que ele diminuiu em quase 50% do tamanho inicial (cerca de 1,7 cm). É um bom sinal, graças a Deus!
E por falar no nosso Deus, encerro esta postagem, mais uma vez de forma muito agradecida e desejando a todos que fiquem com Ele, com o nosso Pai e Criador! Amém. 

19 comentários:

Anônimo disse...

Edson, há algum tempo acompanho o seu blog. Também moro em JP e passei por problema semelhante ao seu com a minha mãe, no ano passado; ela descobriu um câncer de mama em set. e, desde então, passou por cirurgia, quimio e radio. Ela está muito bem, graças a Deus! Disposta e retomando, aos poucos, a sua vida.
Assim como os médicos já adiantaram, tenho certeza que a sua punção não dará nada.
Um abraço,
Renata

Edson Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edson Leite disse...

Oi Renata, obrigado pelas suas palavras e pela paciência de estar acompanhando o meu blog.
Bom saber que a sua mãe estar tendo respostas positivas ao tratamento, daí para frente é só melhoras mesmo. E retomar as tarefas diárias certamente será muito mais ainda gratificante e reconfortante para todos.
Quanto ao blog, claro você queira postar algo mais, um depoimento, um artigo, enfim, fim a vontade para isso. Há muito venho tentando tornar este blog algo mais amplo, toda e qualquer contribuição será bem vinda. Obrigado, fiquem com Deus!

Rosabelle disse...

Prezado Edson, encontrei seu blog há pouco, quando buscava uma informação (se é permitido tomar vinho na dieta sem iodo em preparo para radioiodoterapia). Mas já esqueci minha dúvida; navegando em seu blog logo passei admira-lo e torcer poe sua saúde. Voce é uma pessoa de fé e isto é tudo. Bem, o que me levou também a comentar no seu blog é que quero compartilhar a informação e o fato de que uma promissora substância anticancerígena está próxima de ser comercializada. Trata-se da "fosfoetanolamina", substância esta que é produzida em nosso organismo mas encontra-se insuficiente no organismo humano com câncer. Um químico brasileiro conseguiu sintetizá-la e uma equipe de cientistas a está testando com promissores resultados principalmente contra o câncer. Estas e outras informações sobre a fosfoetanolamina podem ser encontrado no site do "Projeto fosfoetanolamina". Inclusive já existe trabalho publicado onde foi utilizado com sucesso em melanoma.
Um abraço e fico ao seu dispor para trocarmos idéias sobre a fosfoetanolamina e outros assuntos pertinentes à saúde/doença, fé. Rosabelle

Anônimo disse...

Ola Edson, me chamo Miriam e acabei de fazer uma ultrasson onde o resultado fala que tenho BOCIO MULTINODULAR, com nodulos solidos....conven fazer uma PAAF.
Entao...desde o dia do exame que no consigo dormir, pq tenho medo do resultado nao ser satisfatorio. Na verdade eu nao devo ter medo, pq se tenho JESUS como meu guia e meu medico, ele ja me curou e em poucos a medicina fara sua parte, sem precisar de cirurgia. Mas vc que ja fez a punçao, bem sabe o que estou sentindo....poir mais que eu nao queira sentir medo....è um sentimento que me toma....mal consigo domina-lo. Porem...o que gostaria de compartilhar com voces aqui no BLOG è isso, essa semana devo estar fazendo a punçao....e qdo eu tiver o resultado....venho aqui tb compartilhar com vcs.
Um abraço Edson, e continue sempre com fe em Jesus Cristo, pois, primeiramente ELE è a nossa cura, e a medicina è so um ajuda.
Deus abençoe a todos vcs.
Miriam

Anônimo disse...

Olá Edson.

Neste momento passo por isso, fui ao médico especialista em cabeça e pescoço e descobriu-se um nódulo de aproximadamente 2,5cm. Ainda não fiz exames, somente a Ressonância Nuclear Magnética. O médico pediu diversos exames, como hemograma, ultrassom e PAAF (punção aspirativa por agulha fina)pela quantidade de exames que me foi pedida, estou realmente assustada.

Assim que souber de noticias, posto aqui minha experiencia e o que me foi diagnosticado.

Obrigada
Bárbara - SP

Edson Leite disse...

Oi Bárbara,
A quantidade de exames não representa motivos para preocupação, fique tranquilo que tudo dará certo. Posso adiantar que o exame mais "chato" é a PAAF e, mesmo assim, é bem rápido e indolor. Não fique assustada.
Estaremos aguardando novos comentários dando boas notícias acerca dos resultados.
Um grande abraço,

Edson Leite disse...

Olá Joana!
Tenho sim atualizado constantemente o blog. Vc pode navegar por ele clicando nas postagens realizadas (coluna da direita) ou se quiser ir diretamente para a última postagem digitando apenas: www.edson-leite.blogpostt.com.
Quanto à punção na tireóide, não se preocupe é totalmente indolor. Sentimos apenas a picada da agulha, e durante o exame (alguns pequenos minutos) uma sensação de algo mexendo no mexendo. Vá tranquila e sem temor algum. Existem procedimentos muito mais invasivos que a punção e todos passam sem grandes traumas.
Falo por experiência própria (não diga a ninguém, mas sou muito medroso para essas coisas...)
Um grande abraço, estamos na torcida para que o resultado seja o melhor!
Valeu pela sua visita e pela participação no blog.

Joana disse...

OI AMIGO MUITO OBRIGADA PELA RESPOSTA,FAREI MEU EXAME DIA 28 DE SETEMBRO AS 13.HS ASSIM Q EU SOUBER POSTO AQUI.COM SEU DEPOIMENTO FICO MAIS ALIVIADA,E SE DEUS QUISER,LOGO ESTAREI DORMINDO MELHOR RSRS.ABRAÇOS E FICA COM DEUS.

Edson Leite disse...

Oi Joana,
Estarei torcendo pelo bom resultado do seu exame, espero que venha nos dar o diagnóstico assim que o tiver em mãos.
Vá com fé e esperança, Deus existe!
Abraços,

JOANA FERRAZ disse...

OI AMIGO,SOU EU A JOANA FERRAZ NOVAMENTE!fIZ A PUNÇÃO ONTEM,E FOI EXATAMENTE COMO VOCÊ ME DISSE!SEXTA PEGAREI O RESULTADO,E VIAJO PRA UBERABA,PORQUE MORO EM UMA CIDADE PEQUENA E TRATO EM UBERABA.TUDO AQUI EM MINAS MESMO.FORAM 2 MÉDICAS QUE FIZERAM.TENTEI PERGUNTAR P DESCOBRIR ALGUMA COISAS ANTES DO RESULTADO,SIMPLISMENTE ME DISSERAM,QUE TERIA QUE SER APENAS MEU MÉDICO,PRA ME DAR A NOTICIAS.ISSO ME DEIXOU MUITO TRISTE,E COM QUASE UMA CONFIRMAÇÃO QUE ALGO NÃO VAI BEM.MAS EM FIM ASSIM QUE EU SOUBER VOLTO NOVAMENTE PRA DAR NOTICIAS!E VOCÊ?ESTÁ BEM?FICA COM DEUS AMIGO,ABRAÇOSSS

Mauro Votisch disse...

Boa tarde Edson, meu nome é Mauro, estou passando pelo mesmo problema já fiz alguns exames e agora dia 2 de fevereiro estarei fazendo a punção aspirativa estou com um pouco de medo pois no meu exame deu linfonodomegalia também então tenho duas punções para fazer, meu Médico disse que pode ser um metástase mas não quero acreditar nisso pois eu confio no nosso Deus maravilhoso.

Edson Leite disse...

Boa noite, Mauro.
Você já disse tudo ao término do seu comentário... confiar em Deus é fundamental! Otimismo e esperança são as tônicas que fortalecem o nosso espírito e por tabela o nosso corpo. Confie e verá que tudo ficará ao contento. Borte e saúde para vc. Abraços

marta disse...

ola procurando saber sobre a punção encontrei seu blog e me deu coragem e força pra enfrentar também vou fazer punção pois foi encontrado dois nódulo na minha tireoide é só Deus mesmo na nossas vida não podemos nos abater farei a punção dia 23 de março ore por mim que estarei orando por vc um abraço!

Edson Leite disse...

Oi Marta,
Não sei se leu nas postagens seguintes o resultado da minha punção... acabei por retirar a tireóide, numa cirurgia muito simples (internação de uma única noite). Troquei a tireóide por um comprimido diário de hormônio... não sinto nenhum incômodo, nem falta dessa borboleta! Estarei orando por vc, tenha fé, coragem e esperança. Deus sabe das coisas!
Amém.

Anônimo disse...

Ola, estou p fazer esse exame de punção, nossa estou apavorada tenho medo de sentir dor, antes de faze-lo ja estou aflita....ja tomo remedio p tireoide a 13 anos
Daniela 34 anos

Edson Leite disse...

Oi Daniela,

Garanto a você que não sentirá nenhuma dor, somente a picada de uma agulha e incômodo de sentir que estão mexendo por dentro do seu pescoço, mas isso demora pouco tempo. Vá sem temor algum e depois me diga se falei ou não a verdade... além disso, se fizer tudo direitinho vai ganhar sorvete ou um chocoloate, o que prefere?
Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber como se chama o médico que cuida do pescoço e cabeça, percebi a alguma tempo que minha mãe esta com o papo se mexendo, tipo papo de sapo fica pulando o tempo todo ela não sente, mas é muito estranho, já pesquisei o que pode ser e não encontrei respostas, estou preocupada, o que será que pode ser?

Edson Leite disse...

Olá, vc que pergunta sobre o especialista em Pescoço e Cabeça... não conheço nenhuma denominação diferente para esta especialização médica. Se vc tem plano de saúde, procure no rol de médicos indicando mesmo "Médico de Pescoço e Cabeça" e numa consulta ao SUS, procure pela mesma denominação. É ele sim o especialista mais indicado para consultar e dizer o que se passando com a sua mãe. Cuide, ok? Boa sorte e saúde para todos.