sábado, 29 de outubro de 2011

Lula e o câncer!

Infelizmente uma notícia abalou muita gente ao divulgar que o Lula está com câncer. Ao ouvir a reportagem corri para ver o que estavam sendo publicados nos sites e encontrei uma matéria bem resumida que diz tudo:
"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor maligno (entre 2cm e 3 cm) localizado na laringe, informou neste sábado o Hospital Sírio-Libanês. Após exames, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que vai começar nesta segunda-feira (31), segundo a assessoria de imprensa do político.

Lula passou quase todo o dia deste sábado (29) no hospital, recuperando-se de uma pequena intervenção cirúrgica para colher material do tumor (biópsia). Ele deixou o Sírio-Libanês às 20h13, com destino a São Bernardo do Campo (ABC paulista), onde mora."
(yahoo.com.br)

E chegou ao seu destino às 21:00 h, conforme noticiou o JN. Em menos de 50 minutos de trajeto!

Não poderia deixar de tecer alguns comentários acerca dessa notícia, que não é o fim do mundo para ninguém, nem mesmo para o Lula... então vamos lá!

Este mesmo percurso, com cerca de 35 km, para muitos paulistanos, pernambucanos, baianos, gaúchos... seja em que parte do Brasil eles estejam pode demorar muito mais que duas horas, para chegar em casa de volta do trabalho (para aqueles que estão empregados) e pode ser uma eternidade para uma outra grande parcela da população brasileira! É com tristeza que faço estas comparações. E as faço para falar das diferenças que existem ainda em todas as áreas sociais do Brasil.

No setor saúde, estas diferenças que podemos traduzir em "dificuldade real de acesso aos serviços públicos" é  muito mais séria e mais complicada do que podemos imaginar.

Será que os simples mortais brasileiros têm essa rapidez toda (locomocação e acesso aos serviços de saúde) como verificamos quando trata-se de autoridades do alto escalão do governo e até dos ex-es... daqueles que já foram? Em menos de quarenta e oito horas o homem é atendido e inicia o tratamento de combate ao câncer!!! (Fazendo as contas é nisso que resultará a contagem do tempo até a próxima segunda-feira quando Lula estará de volta ao melhor centro de tratamento de combate ao câncer do país). Não tenho nada contra isso, mas bem que poderia ser a realidade para todos os demais que estão padecendo país afora, sem pespectiva alguma, muitas vezes, de iniciar o tratamento necessário para o debelar esta ou aquela doença. Alguns sequer chegam a realizar qualquer exame que possa auxiliar no diagnóstico da sua doença, por falta de condições de acesso aos (sempre) lotados centros de saúde da rede pública.

Claro que me solidarizo com o Sr. Lula, ex-presidente da República do Brasil, um país emergente, assim como foi o próprio Lula, e que quer lograr grandes posições de destaque no cenário mundial. Sem dúvida que o país merece o reconhecimento de ser uma "grande" nação (mesmo que seja de desagregados sociais, de desamparados e de dependentes de determinadas bolsas familiares) de verdade, pois até aqui acho que estamos crescendo apenas no campo virtual e nas tabelas comparativas manipuladas pelo bicho homem. Sou solidário ao ex-companheiro Lula,  apesar dele ter abandonado a maioria dos seus eleitores, ao vestir as casacas européias, faltando apenas apor o chapéu do velho Tio Sam, pela sua dor e da sua família que devem estar sentindo nesse momento que antecede o início da quimioterapia. Não quero vê-lo careca, deve ficar horrível, vai parecer uma melancia japonesa se pintá-lo de verde. Espero, caro Lula, que consiga abster-se do seu velho uísque para que a sua recuperação seja a mais breve possível, assim sendo, quem sabe poderá passar a olhar com outros olhos para esta doença maligna e perversa. Como dizem as más línguas, nessas horas, que somente sentindo na pele para valorizar este bem tão precioso que é a nossa saúde.

Lula, boa sorte! Peço-lhe que antes de aparecer "amparando" (habituê de muitas personalidades) esta ou aquela instituição cuidadora de pessoas com câncer, lute pela promoção da saúde dos milhões de brasileiros que estão padecendo por falta de cuidados efetivos e de tratamento adequado a cada caso. São cidadãos que pagam seus impostos, para financiar os serviços públicos (com sobras para os corruptos) e que merecem respeito. Pense nisso enquanto espera pela cura, ela virá logo.

Fique com Deus, espero que Ele continue iluminando os seus passos (e rodas) nos trajetos da vida!

Abraços, do seu ex-eleitor!  Edson 

10 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite Edson!
Há três meses foi diagnosticado em meu filho de 32 anos, sarcoma alveolar de partes moles, segundos os médicos um tumor agressivo
Li o que escreveu sobre o Lula, sabemos que uma notícia destas não é fácil para nenhum ser humano.
Mas o que mais me chamou a atenção na matéria é que lula começa o tratamento na segunda feira.
Poxa estamos desde julho com todos os exames do meu filho prontos( isto foi feito em uma semana que o médico solicitou) e os médicos do hospital luxemburgo de Belo Horizonte disseram que não seria feito a quimio por ele já estar com metástases no pulmão e figado
procuramos outro médico na minha cidade aliás treis médicos e todos disseram que a quimio já deveria ter começado.
Os médicos de Belo Horizonte receitaram para o meu filho: luftal, buscopan e óleo mineral como se meu filho estivesse apenas com uma dorzinha de barriga, e me falaram que caso precisasse poderia voltar uma vez por semana.
Meu Deus é este o tratamento pelo SUS?
Entrei em contacto por e-mail com vários médicos todos me falaram em quimio. Por favor me diga estes meses sem tratamento não é completamente desfavoravel a ele? Quem responzabilizar por tamanho descaso? Sim é um tumor agressivo mas deixar meu filho sem tratamento?
Semana passada entrei em contacto com o Hospital A.C.Camargo, passei todos os exames por fax, mesmo sendo um hospital particular tem uma cota para tratamento pelo sus. mas infelizmente a resposta é que ele não foi selecionado.
Desculpe pelo desabafo mas como mãe estou desesperada.
Que Deus lhe ilumine e o abençoe
Abraços,
Elizabeth

Edson Leite disse...

O comentário acima foi direcionado a minha caixa postal e obtive a autorização da remetente para publicá-lo neste espaço! É bem na linha do que, infelizmente, continua acontecendo país afora.
Descaso absoluto com o sofrimento alheio e falta da garantia dos nossos direitos constitucionais.
Espero que um dia bem próximo possamos ver uma nova realidade.
Bom domingo a tod@s!

O SOL do amanhã... disse...

Por ser o LULA, acredito que infelizmente os câncer dos famosos são diferentes dos demais mortais, os médicos optaram por comecar com a quimio, para não afetar a voz, será que se fosse com o Mané da esquina, eles pensariam assim? Ou já teriam marcado a cirurgia, sem se importar se o Mané voltaria a falar? Percebo qta diferença nosso mundo faz, principalmente a medicina, qdo lidam com os "famosos" e não com vidas...ou será que não temos direito a mesma qualidade no tratamento?? Sorte que tenho DEUS pra me ajudar, esse sim não faz distinção.

Lucia Lombardi disse...

Isso mesmo Sol, esta e a diferenca de quem cre em Deus e se apega a Ele, nao fica nas maos dos homens. Se eu conhecesse esta senhora falaria para ela procurar o medico dos medicos porque se ela tiver fe e se for da vontade de Deus, o filho dela fica curado, com sus ou sem sus!

Edson
A vida e assim mesmo, mas aquele que perseverar ate o fim , este herdadra todas as coisas, perante Deus sendo rico ou pobre, branco ou preto, Ele nao faz acepcao de pessoas, e trata a todos de igual forma, a diferenca e so uma, aqueles que depositarem Nele a sua confianca TOTAL, este terao o fim que desejarem!
Bjus

Edson Leite disse...

Sol, você disse tudo com poucas palavras! É isso que censuro sempre, as oportunidades diferenciadas para os chefes de estados e seus ministros de estado, senadores... são todos funcionários públicos como qualquer outro. Não falo nem de quem tem dinheiro próprio para bancar os seus tratamentos particulares nos melhores hospitais do mundo, mas, poxa vida não dar para ver essas coisas acontecerem diante dos nossos narizes e ficar conformados, acreditando que Deus sabe de tudo! Temos que fazer a nossa parte também, se queremos ver mudanças nas coisas dos homens.
E pensar assim, como pensam alguns, não quer dizer que estamos descrentes Dele, ao contrário, sabemos da importância que temos nesse contexto todo e silenciar é aceitar esses absurdos, é pecar!
Se essas pessoas adoecem e não sabem por quê, nós devemos dar o alerta... é para sentir na própria carne a dor que milhões de pessoas sentem e que elas (políticos) poderiam ter minimizado, ou estou errado???
Afinal, melhorar o estado do SUS é questão de decisão do gestor maior que é o Presidente da República.

Edilson Egito disse...

Grande Edson Leite, este comentário seu que precede o meu é perfeito!!! Não podemos só esperar por DEUS. Sabemos que ELE é tudo, mas temos que fazer a nossa parte.
Afinal, já somos 7 bilhões de Terráqueos! muita gente para nosso PAI cuidar sòzinho! e a Química da Era século 21,(alimentos,conservantes, agrotóxicos,remédios, etc) talvez seja uma das noxas de estar existindo tanta prevalência de Câncer no mundo! Agora, há uma coisa interessante! O Câncer é democrático; afeta ricos e pobres, brancos e pretos,cristãos e não cristãos, gordos e magros, etc, etc. Realmente para o terrível CARANGUEJO não há preferência alguma. Qualquer um está a merçê !
No mais, um abraço fraterno, Edilson Egito.

Edson Leite disse...

Bom dia, caro Edilson!

Gostaria de complementar o meu comentário anterior, dizendo que Lula enquanto presidente deixou muito a desejar em diversas áreas e, particularmente, na saúde pública. Ficou brigando pela renovação da CPMF e dai não fez mais nada.
Ora, antes, tinha a dívida externa a pagar (coisa que o governo nunca deixou de fazer) e nada sobrava para investimentos sociais. No meio da sua sua gestão anunciou o a quitação da famigerada dívida externa e fez generosas doações a países mais pobres - talvez tenha sido o maior dos seus engôdos. O que importa mesmo é perguntar: quitou mesmo a dívida? e se quitou pq não o valor dos pagamentos anuais aos banqueiros internancionais não foram repassados para a saúde? São essas coisitas que me deixam de orelha em pé e motivam os meus questionamentos. E os farei sempre!
Ainda acredito que este país venha a ser uma grande nação de verdade, com oportunidades iguais para todos - sem protecionismos ou privilégios ora abundantes.
A minha fé em Deus não foi abalada!

Edilson Egito disse...

À todos os seguidores deste Blogger; complementando minha Postagem anterior, quando digo que somos muita gente para ELE cuidar sòzinho,na realidade quiz expressar que nem sempre nosso PAI ETERNO intervém em tudo: às vezes ELE entrega a nós,locatários deste planeta, a responsabilidade de resolver nossos problemas e adversidades, etc, criados por nós mesmos. A citação que diz " A Fé remove montanhas", na realidade significa a Fé não remove a montanha, mas a Fé ajuda a contorná-la e chegar ao outro lado ! Concluindo, DEUS é a força maior da Natureza, é a força maior do Universo. É a nossa única força. GRANDE EDSON, não deixe nada abalar sua FÉ! Um abraço a todos. Edilson Egito.

Jú Carelli disse...

Edson meu querido...
Faço minhas as suas palavras... Comentei exatamente isso com a minha Mãe... O Lula foi ao hospital no sábado... no domingo já tinha o diagnóstico e na segunda-feira já estava iniciando o seu tratamento...
E nós... brasileiros que precisamos do SUS... quantas filas temos que enfrentar... quantos meses temos que esperar... quantos descasos temos que comprovar... para ver escancarda a desigualdade existente no nosso país...
Torço pela saúde do Lula e torço também para que tenhamos uma sociedade mais justa e digna a todos os brasileiros...
Fique com Deus!!!
Beijos carinhosos

Edson Leite disse...

Oi Jú
Senti a sua ausência por aqui, não esqueça da gente!
Bjs