quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Antenado com a realidade!

Ao postar a notícia do câncer de Lula e os meus comentários na sequência, não sabia eu que este assunto ganharia a repercussão nas redes sociais. Naturalmente que não partiu deste blog as discursões sobre o tema, mas sinto como se tivesse sido um dos primeiros a perceber a disparidade entre os doentes ilustres e o resto da população (como querem que sejamos chamados por esses ilustres). Bem lembro o nosso amigo em um dos seus comentários sobre o assunto: "o câncer é uma doença democrática..." TODOS nós estamos suscetíves a ela.
Lula em um dos seus comentários, no início desta semana, afirmou que "achava que nunca aconteceria com ele" - assim como nós que estamos em tratamento oncológico também não acreditava. Porém, existe uma grande diferença entre "nós" e o ex-presidete Lula. Ele ocupou o maior cargo público do nosso país, participou de inúmeras reuniões em campos internacionais, circulou entre reis e rainhas, batizou e foi batizado - até foi diplomado doutor por universidades de renome. Enfim, um grande estadista com todo o mérito pessoal que soube demonstrar tão bem. Infelizmente, deixou muito a desejar em diversos setores sociais - o foco maior foi para a garantia de bolsas, sacolas, na tentativa de parecer protetor dos pobres e oprimidos. Até criou o 13º para a bolsa família! Pasmem, um benefício que deveria ter o caráter passageiro, ganhou o status de "salário", com correção e tudo mais. O mesmo não ocorreu com a maioria das categorias de servidores públicos. Voltando ao foco principal, o setor saúde é a vitrine de qualquer governo, principalmente, nos países emergentes quando todos os segmentos estão em processo de evolução e é nesse sentido que todas as críticas são válidas. Ninguém está querendo a morte de ninguém, o que queremos de verdade é a garantia de que todos nós tenhamos acesso aos serviços de ponta - na saúde são chamados de "procedimentos de alto custo".
Quando pagamos os impostos não estar dito que teremos acesso a este ou aquele serviço público! Em particular, no setor saúde, não estar dito que ficaremos à margem da tecnologia e nem que acessaremios apenas às sobras ou conveniências dos favorecedores de plantão. Não, a nossa Carta Magna estabelece o nosso direito de acessar de forma universal e de forma igualitária a TODOS os serviços de saúde pública, a ser garantidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS, o plano de saúde de milhões de brasileiros.
Tenho dito em várias ocasiões que as falhas do SUS decorrem do gerenciamento de determinados gestores, combinadas com as inúmeras dificuldades de ordem financeira e orçamentária. De nada adianta a boa vontade, sem os recursos necessários suficientes para o financiamento dos projetos. Uma coisa precisa ser dita, o SUS tem recursos para bancar despesas de ordem administrativa - aquelas que possibilitam o funcionamento das unidades de saúde, hospitais, etc. Todavia, faltam recursos para qualificar o atendimento. Como podemos ter uma rede de prestadores de serviços de saúde com qualidade pagando valores, muitas vezes, irrisórios pelos procedimentos (mesmo considerando o seu grande volume)? A tabela de procedimentos adotada pelo SUS desmotiva qualquer entidade a proceder de forma saudável convênios ou credenciamentos, sem falar que é uma porta aberta à manobras fraudulentas em busca da compensação. Ademais, a mistura de dois segmentos - público e privado - nem sempre resulta num bom negócio. Cada um tem os seus interesses, o primeiro visa resultados sociais e o segundo, visa o lucro para o seu empreendimento. Muitas vezes, o que vemos nessa mistura é o privado prevalecendo sobre o público e aí pagamos todos nós.
A televisão tem mostrado diversos profissionais de saúde na qualidade de servidor público, trabalhando em unidades privadas, no mesmo horário! Quem perde com isso? O povo que fica nas filas a espera das sobras, a espera desse profissional descompromissado com quem ele acha que paga menos (público) - mas não tem coragem de largar o osso!
São essas algumas das dificuldades que fazem do SUS esse monstro que, na verdade, não é! O monstro está no modo de agir dessas pessoas e na forma de organização do sistema - a essência do SUS é magnifíca e modificou de verdade a realidade encontrada na década de 80 (quando somente os empregados tinham acesso aos serviços do extinto INAMPS - órgão no qual iniciei a minha carreira de servidor público). Os demais, tinham duas opções: pagar pelo serviço particular ou serem taxados de indigentes e entrar nas filas de espera.
Sou testemunha desse processo transformador que acabou sendo incorporado pela constituição atual. São mais de 20 anos de muita luta. De um lado alguns batalhadores crentes nas mudanças e de outro os poderosos grupos da rede privada que silenciam a maioria dos congressistas, com os lobistas de plantão nada avança nesse país.
De nada adianta adquirir equipamentos de ponta se continuar a pagar salários de fome aos seus operadores, fatalmente esses operadores serão sugestionados a promover serviço com qualidade duvidosa aos usuários do SUS.
Isso e outras coisas mais, o Sr. Lula tomou conhecimento, assim como a Sr.a Dilma também sabe, e por que não corrigem essas distorções? O que levam essas pessoas a desconsiderar que doenças não escolhem data, sexo, cor, raça, religião...? Tá na hora, Dona Dilma de tomar para si a responsabilidade de elevar o grau de satisfação dos usuários do SUS. Como fazer? Nem precisa de muita inteligência para lhe responder... aliás, é tão óbvio que não direi mais nada! Fique com Deus, nós simples mortais e vocês ex-presidentes, presidenta, senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos, vereadores... eita... parece mais um trem. É uma zorra total!

2 comentários:

O SOL do amanhã... disse...

Edson, vc é o CARA!!!
Adoro te ler!!!

Edson Leite disse...

Obrigado Sol,
Acho que quando escrevo deixo o coração conduzir o teclado (nunca mais escrevi usando uma caneta) hehehehehe Tempos modernos!
De qualquer forma o meu coração agradece pelo incentivo e carinho dos seus comentários.
Quanto a ser o CARA, acho que pega melhor em outras pessoas! Obrigado.
Abraços,